Voltar

DÚVIDAS FREQUENTES:::

DÚVIDAS FREQUENTES

A Administração do Ganha Tempo disponibilizou as respostas
para as dúvidas que ocorrem com maior frequência.

Digite a pergunta ou parte de sua dúvida. Por exemplo, você pode digitar:
"Quais os documentos necessários para fazer o RG?" ou apenas "RG".

ATENÇÃO:

Todas as informações prestadas neste serviço são orientativas (inclusive valores), podem ser alteradas sem prévio aviso e não substituem os textos legais publicados no Jornal Oficial do município. Em caso de dúvida, favor entrar em contato com o setor responsável pelo serviço.

CASA DO TRABALHADOR

Estou desempregado, como posso buscar uma oportunidade junto a Casa do Trabalhador?

A Casa do Trabalhador é responsável por fazer a intermediação entre o candidato e a empresa, na contratação de mão de obra.

O cidadão em busca de emprego deve se cadastrar por meio do link: http://maisemprego.mte.gov.br/ ou no Ganha Tempo, presencialmente, apresentando os seguintes documentos:

  • Carteira de Identidade
  • C.P.F.
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social
  • Número do PIS

Horário de atendimento: Segunda a Sexta das 08h às 17h

PROCON

Preciso utilizar os serviços do PROCON, mas, não moro em Barueri. O que fazer?

O PROCON instalado no Ganha Tempo atende exclusivamente os moradores de Barueri, mediante convênio firmado entre a Fundação PROCON-SP e a Prefeitura Municipal.

Caso more em outra cidade, verifique através do site www.procon.sp.gov.br, os demais locais de atendimento.

CADASTRO CIDADÃO / SUS

Como obtenho o Cartão SUS?

Para emissão do Cartão SUS é necessário comparecer ao Ganha Tempo e apresentar:

  • Carteira de Identidade (RG) - pode ser substituída por: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Carteira Nacional de Habilitação válida;
  • Comprovante de residência em nome do solicitante, atualizado (até 03 meses anteriores).

Horário de atendimento: de segunda a sexta das 08h às 17h

Me cadastrei no "Cadastro Cidadão", receberei um cartão?

Não. Para acesso aos serviços da Prefeitura de Barueri, o cidadão cadastrado só precisa apresentar seu RG, CPF ou RM (Registro Municipal) que é número gerado no ato do cadastramento.

 

CARTÓRIO DO REGISTRO CIVIL DA SEDE DE BARUERI

O que é necessário para marcar a data do casamento?

Os noivos (os dois) devem comparecer ao Cartório do Registro Civil da Sede de Barueri com 2 (duas) testemunhas maiores de 18 anos (que não sejam os padrinhos) portando os documentos:

  • Solteiros - maiores de 18 anos: Certidão de Nascimento e Identidade (RG).
  • Solteiros - entre 16 e 18 anos: Certidão de Nascimento e Identidade (RG), acompanhados dos Responsáveis Legais com Identidade (RG). Em caso de falecimento, apresentar Certidão de Óbito.
  • Viúvos: Certidão de Casamento, Certidão de Óbito e Identidade (RG).
  • Divorciados: Certidão de Casamento com averbação de divórcio e Identidade (RG).

Prazo de agendamento: mínimo 20 dias e máximo 90 dias.

Pagamento de taxa no valor de R$ 376,05 (podendo dar a metade na entrada dos papéis e o restante no dia do casamento) – tabela vigente em 2017.

Nos casos em que os pais dos noivos não estiverem presentes, será necessário informar a data de nascimento de ambos (os pais).

Qual o horário de funcionamento do Cartório instalado no Ganha Tempo?

O Cartório do Registro Civil da Sede de Barueri funciona das 09h às 17h de segunda a sexta feira e das 09h às 12h, aos sábados, conforme determinado pelo provimento 58/59 de E. Corregedoria Geral da Justiça (portaria Interna), Cap. XVII, que determina o funcionamento de todas as serventias extra-judiciais.

CARTEIRA DE IDENTIDADE

Quais os documentos necessários para fazer o RG?

Os documentos necessários e requisitos para obtenção da Carteira de Identidade são:

  • Certidão de nascimento/ casamento (original e legível);
  • Carteira de Identidade (original ou cópia da via anterior, se possível);
  • Pagamento de taxa de R$ 41,42 (somente 2ª via no Estado de São Paulo);
  • Estar acompanhado de um dos pais ou responsáveis legais, no caso de menor de 16 anos;
  • Certidão de casamento averbada, no caso de divórcio/ separação/ desquite;
  • Apresentar documentos pessoais: Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, RG de outro Estado e reservista, no caso de 1ª Via para maior de 18 anos.

Documentos (opcionais) para acrescentar os dados no R.G.:

  • C.P.F. e P.I.S. (original)

Bancos credenciados para pagamento da taxa:

  • Banco do Brasil
  • Bradesco
  • Itaú
  • Santander

Nota: Informamos que o valor da taxa é estabelecido pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.  Esclarecemos também que nenhuma unidade autorizada de expedição de RG tem autonomia para alterar o valor dessa taxa.

Antes de se dirigir ao Ganha Tempo para obtenção da Carteira de Identidade agende seu atendimento clicando no link: http://www.barueri.sp.gov.br/GanhaTempo/servico.aspx?s=agendamento-rg

CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL

O que preciso pra fazer a 2ª via da minha Carteira de Trabalho?

Os documentos necessários e requisitos para obtenção da segunda via da  Carteira de Trabalho são:

 

  • RG original ou cópia autenticada (simples apresentação). Pode ser substituído por Certidão de Nascimento e/ou Casamento, Certificado de Reservista, Carta Patente (caso militares), Carteira de Identidade Militar, Certificado de Dispensa de Incorporação ou documentos de identidade de órgão de classe (OAB, CRM, CREA, etc.) desde que contenham Estado e Município de nascimento.
  • 2- 1 foto 3x4 recente, sem data e de fundo branco ou claro.
  • 3- Extrato PIS/PASEP original (simples apresentação). Que contenha o número da carteira profissional anterior ou cópia de Rede (documento fornecido pela Caixa Econômica Federal, sem custo).
  • 4- Certidão de Casamento devidamente averbada, original ou cópia autenticada (simples apresentação). No caso de alteração de estado civil.
  • 5- Carteira Profissional original (simples apresentação).
  • 6- Boletim de Ocorrência (B.O.) original (simples apresentação). a) Somente em casos de furto, roubo ou perda da 1ª via; b) Deve conter o nome completo e o número do RG.
JUNTA MILITAR

Qual o procedimento para Alistamento Militar?

Para ser atendido na Junta Militar é necessário residir no município de Barueri.

Documentos necessários:

  • Certidão de Nascimento (original)
  • Carteira de Identidade (R.G.)
  • 1 foto 3 x 4 recente e sem adornos (brincos, piercings, etc.)
  • Comprovante de residência no município de Barueri
  • C.P.F. (opcional)

IMPORTANTE: O horário deste Setor é diferenciado. A Junta Militar realiza atendimentos de 2ª a 6ª feira das 8h às 16h.