Memorial de Piscina
ITENS MÍNIMOS INDISPENSÁVEIS PARA APRESENTAÇÃO DE MEMORIAL DESCRITIVO PARA CONSTRUÇÃO DE PISCINA

1. Identificação da Construção

1.1 Interessado: Indicar o nome do proprietário da piscina;

1.2 Endereço: Indicar a localização completa do imóvel (Rua, n°, lote, quadra, bairro, Município, Estado).

1.3 Finalidade: Descrever o objeto a ser atingido.

Ex: para aprovação do projeto de piscina de uso particular.


2. Dados Técnicos da Piscina

Os dados para a implantação da piscina, deverão ser obtidos mediante levantamentos de campo: geotécnicos, topográficos, ou, ainda, por meio de informações obtidas no Código de Edificações do Município e nas Normas da ABNT.

2.1 Condições do Local: Informar a área do terreno, o tipo de topografia, as condições de estabilidade das construções vizinhas e o tipo de sub-solo com base em investigações geotécnicas.

2.2 Limpeza do Terreno: Informar como será removida a vegetação e o solo vegetal.

2.3 Movimento de Terra: Informar como serão executados cortes e aterros, bem como o grau mínimo de compactação dos mesmos ou do fundo da cava para execução do lastro. Informar ainda que tanto o projeto quanto a execução obedecerão às Normas da ABNT.

2.4 Fundação: deverá ser descrito o tipo; se profunda ou direta, os materiais a serem empregados, as Normas da ABNT a serem seguidas, se foram feitos ou estão previstos levantamentos geotécnicos para o local, etc...No caso de fundações profundas descrever o sistema estrutural.

2.5 Estrutura: informar o tipo (concreto, alvenaria armada, alvenaria estrutural, fibra de vidro etc...), os materiais a serem empregados com suas especificações técnicas tais como: armaduras, concreto utilizado (fck ou traço), formas, Normas da ABNT a serem seguidas, etc...

2.6 Impermeabilizações: Informar os materiais a serem utilizados e que os mesmos são normalizados pela ABNT, a forma de aplicação e que a mesma se dará de acordo com as recomendações do fabricante.

2.7 Casa de Máquinas: indicar o tipo, a qualificação dos materiais, as espessuras das alvenarias e que as mesmas atendem às condições de estabilidade preconizadas pela ABNT.

2.8 Cobertura e Laje de Fundo - Casa de Máquinas: Descrever os equipamentos e acessórios a serem instalados na casa de máquinas, informar os tipos, materiais a serem empregados com suas especificações técnicas.

2.9 Revestimentos: informar os tipos de revestimentos a serem aplicados, tanto na piscina quanto na casa de máquinas.

2.10 Esquadrias: informar os materiais a serem utilizados nas portas e /batentes, escada de acesso, etc...

2.11 Pinturas: informar os materiais a serem aplicados nas pinturas, caso existam.

2.12 Infra-estrutura externa à edificação: Informar os tipos de materiais a serem aplicados e como serão executados os sistemas de :

a- drenagem de águas de lavagem e águas pluviais no entorno da piscina;
b- drenagem dos filtros;
c- alimentação de energia elétrica;
d- pavimentações de acessos e calçadas para pedestres;
e- tubulações enterradas para o sistema d: água potável e sua interligação com a rede pública;

2.13 Instalações hidráulicas: Informar as características das instalações, os materiais a serem empregados nas instalações de água.

2.14 Instalações elétricas: Informar tensão nominal (V), potência a ser instalada na piscina (Kw/KVA), dispositivos de proteção (A), cabos de entrada (mm), tipo de quadro de entrada, Normas Técnicas da ABNT a serem utilizadas, etc…


3. Informações Complementares

3.1 Explicitar o sistema de operação ou informar que na fase de pré-operação será fornecido ao proprietário o Memorial de Operação da Piscina.

3.2 Explicitar o grau de tratamento exigido em conformidade com o Código Sanitário. Em principio o ph deverá ficar entre 6,7 e 7,9 e o cloro residual entre 0,5 e 0,8 mg/l.

Observações Finais

1. Responsável Técnico deverá ser preciso com relação aos materiais, Normas Aplicáveis e métodos construtivos a serem adotados, levando sempre em consideração as condições de segurança. estabilidade, conforto, salubridade da edificação, etc...

2. Todas as folhas deverão ser rubricadas pelo Interessado e pelo Responsável Técnico, sendo que a última folha deverá obrigatoriamente conter as assinaturas do Responsável Técnico e do Interessado.

3. No campo da assinatura técnica, indicar: qualificação do Profissional, número de seu registro no CREA e na Prefeitura do Municipal de Barueri.

4. Anexar ART (original ou cópia autenticada).

5. Quando da solicitação do Habite-se, o Memorial Descritivo deverá ser reapresentado com informações "Como Construído".  


Serviços Online
Zoneamento e referência de imóveis acompanhamento de processos e muito mais.
Memoriais e Laudos
Laudos comerciais, industriais, piscinas, atividades e edificações residênciais.
Modelo de Plantas
Conservação, instalação de elevadores, projetos completos.
Documentos para aprovação
Documentação necessária para aprovação de seu projeto.
Mapa de localização da Nova Sede
Mapa de localização da nova Sede desta Secretaria.