Memorial de Edificações Residenciais
ITENS MÍNIMOS INDISPENSÁVEIS PARA APRESENTAÇÃO DE MEMORIAL DESCRITIVO PARA EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS.

1. Identificação da Construção

1.1 Interessado: Indicar o nome do proprietário da edificação.

1.2 Endereço: Indicar a localização completa do imóvel (Rua, n°, lote, quadra, bairro, Município, Estado).

1.3 Tipo de Obra: informar a categoria da edificação (residência, edifício residencial, etc…).

1.4 Finalidade: Descrever o objeto a ser atingido.

Ex: "para aprovação do projeto de construção de obra residencial unifamiliar" ou "para a construção de edifício residencial"


2. Dados Técnicos do Empreendimento

Os dados para a implantação do empreendimento, deverão ser obtidos mediante contatos com órgãos públicos, levantamentos de campo; geotécnicos, topográficos, ou, ainda, por meio de informações obtidas no Código de Edificações do Município, Lei de Zoneamento e nas Normas da ABNT.

2.1 Condições do local e Instalação do Canteiro: Informar a área do terreno, o tipo de topografia, as condições de estabilidade das construções vizinhas, o tipo de sub-solo, como será o canteiro de Obras, em obediência às Normas Contratuais e Legislação do Ministério do Trabalho.

2.2 Limpeza do terreno: Informar como será removida a vegetação e o solo vegetal, objetivando o eventual aproveitamento futuro.

2.3 Movimento de Terra: Informar como serão executados cortes e aterros, bem como o grau mínimo de compactação dos mesmos. Informar ainda que tanto o projeto quanto a execução obedecerão às Normas da ABNT. Conforme o caso o profissional deverá apresentar o projeto de terraplenagem com, pelo menos, duas seções transversais em cada sentido, indicando-se nas mesmas os eventuais muros de contenção.

2.4 Fundações: deverá ser descrito o tipo; se profundas ou diretas, os materiais a serem empregados, as Normas da ABNT a serem seguidas, se foram feitos ou estão previstos levantamentos geotécnicos para o local, etc...

2.5 Estruturas: informar o tipo e os materiais a serem empregados com suas especificações técnicas tais como: armaduras, concreto utilizado (fck ou traço), formas, Normas da ABNT a serem seguidas, etc...

2.6 Impermeabilizações das Alvenarias e Lajes Sujeitas à Ação da Água: Informar os materiais a serem utilizados para ambos os casos e que os mesmos são os normalizados pela ABNT, a forma de aplicação e que a mesma se dará de acordo com as recomendações do fabricante.

2.7 Fechamentos e Alvenarias: indicar o tipo, a qualificação dos materiais, as espessuras das alvenarias internas e externas e que as mesmas atendem às condições de conforto térmico, acústico, salubridade e estabilidade preconizadas pela ABNT.

2.8 Cobertura e forros: informar os tipos, materiais a serem empregados com suas especificações técnicas, tais como: madeiramento, tipo de telhas, calhas, impermeabilizações hidráulicas, isolamento térmico, etc...

2.9 Revestimentos de Paredes: informar os tipos de revestimentos a serem aplicados nas áreas secas e úmidas.

2.10 Pisos: Informar os tipos de pisos a serem aplicados nas áreas secas e úmidas bem como o subtrato sobre o qual serão aplicados.

2.11 Esquadrias: informar os materiais a serem utilizados nas portas, batentes, janelas, gradis, portões e vitraux, etc…,bem como os vidros e suas espessuras de acordo com os vãos onde serão aplicados.

2.12 Pinturas: informar os materiais a serem aplicados nas pinturas, tanto internas quanto externas, caracterizando seu local de aplicação quer sejam portas, paredes, caixilhos, gradis, etc. No caso de estrutura metálicas informar qual será a proteção anti-corrosiva.

2.13 Infra-estrutura externa à edificação: Informar os tipos de materiais a serem aplicados e como serão executados os sistemas de:

a- drenagem de águas pluviais;
b- drenagem sanitária, tanques sépticos, sumidouros, filtros anaeróbios, caixas de gordura, caixas de inspeção, ralos, ventilação, etc…
c- alimentação de energia elétrica e telefônica à edificação;
d- pavimentações de acessos e calçadas para pedestres;
e- tubulações enterradas para os sistemas de: água potável, gás, esgoto, etc.. e sua interligação com as redes públicas;
f- muros de arrimo e sua drenagem superficial e profunda da face de montante, parâmetros principais adotados no cálculo de estabilidade, etc...

2.14 Instalações hidráulicas Prediais: informar as características das instalações, os materiais a serem empregados nas instalações de água fria e quente, revestimento dos tubos de água quente, tubos de gás, drenagem das coberturas, existência de reservatórios de água e sua capacidade, aquecedores, Normas técnicas da ABNT a serem seguidas etc...

2.15 Instalações elétricas e telefônicas Prediais: informar tensão nominal (V), potência a ser instalada na edificação (Kw/KVA), dispositivos de proteção (A), cabos de entrada (mm), tipo de quadro de entrada, Normas Técnicas da ABNT a serem utilizadas, etc…

2.16 Limpeza: Informar que a limpeza das obras será feita continuamente pelas executantes e que as tubulações de água potável serão entregues testadas, limpas e desinfetadas.


3. Informações Complementares

3.1 Sempre que existirem equipamentos e/ou instalações conforme abaixo indicado, o Memorial Descritivo deverá conter informações detalhadas sobre:

a- elevadores;
b- geradores e equipamentos em geral;
c- aquecedores;
d- abrigos para GLP
e- etc...

3.2 No caso de empreendimentos pluri-familiares, o profissional deverá justificar tecnicamente e obter a anuência dos órgãos públicos competentes no que se refere:

a- ao recebimento de água potável;
b- ao lançamento de esgoto sanitário;
c- ao recebimento de energia elétrica;
d- as condições a serem atendidas quanto ao combate à incêndios;
e- ao recebimento de linhas telefônicas.


Observações Finais

1. O Responsável Técnico deverá ser preciso com relação aos materiais, Normas Aplicáveis e métodos construtivos a serem adotados, levando sempre em consideração as condições de segurança. estabilidade, conforto, salubridade da edificação, etc...

2. Todas as folhas deverão ser rubricadas pelo Interessado e pelo Responsável Técnico, sendo que a última folha deverá obrigatoriamente conter as assinaturas do Responsável Técnico e do Interessado.

3. No campo da assinatura técnica, indicar: Qualificação do Profissional, número de seu registro no CREA e na Prefeitura do Município de Barueri.

4. Anexar ART (original ou cópia autenticada).

5. O Responsável Técnico, de acordo com as características da construção, deverá verificar a necessidade da apresentação de documentos expedidos por órgãos oficiais como: Corpo de Bombeiros, DAC, etc...

6. Quando da solicitação do Habite-se, o Memorial Descritivo deverá ser reapresentado com informações "Como Construído".  


Serviços Online
Zoneamento e referência de imóveis acompanhamento de processos e muito mais.
Memoriais e Laudos
Laudos comerciais, industriais, piscinas, atividades e edificações residênciais.
Modelo de Plantas
Conservação, instalação de elevadores, projetos completos.
Documentos para aprovação
Documentação necessária para aprovação de seu projeto.
Mapa de localização da Nova Sede
Mapa de localização da nova Sede desta Secretaria.