Laudo Residencial
ITENS MÍNIMOS INDISPENSÁVEIS PARA APRESENTAÇÃO DE LAUDO TÉCNICO DE SEGURANÇA PARA EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS.

1. Identificação da Construção

1.1 Interessado: Indicar o nome do proprietário da edificação;

1.2 Endereço: Indicar a localização completa do imóvel (Rua, n°., lote, quadra, bairro, Município, Estado); e

1.3 Finalidade: Descrever o objeto do Laudo a ser atingido.


2. Dados Técnicos da Edificação:

Os dados técnicos da edificação deverão ser obtidos, mediante verificação local, através de exames, ensaios, testes, ou ainda, por meio de informações seguras fornecidas por pessoas que tenham participado da execução da obra. No caso de informações prestadas por técnicos credenciados, mencionar o nome, qualificação e o CREA;

2.1 Constituição da edificação: Informar o no. de pavimentos da edificação, metragem quadrada, pés-direito, etc...

2.2 Fundações: deverá ser descrito o tipo; se profundas ou diretas, os materiais empregados, as Normas seguidas, se há recalques, trincas, ferros expostos, quais as recomendações para recuperação, etc...

2.3 Estruturas: informar o tipo, os materiais empregados com suas especificações técnicas tais como: armaduras, concreto utilizado, formas, Normas seguidas, se há fissuras, ferros expostos, quais as recomendações para recuperação, etc...

2.4 Fechamentos e Alvenarias: indicar o tipo, a qualificação dos materiais, a forma de aplicação, as impermeabilizações, se há trincas, quais as recomendações para recuperação, etc...

2.5 Cobertura: informar o tipo, materiais empregados com suas especificações técnicas, tais como: madeiramento, tipo de telhas, calhas, impermeabilizações térmicas e hidráulicas, estado de conservação das estruturas e telhas, procedimento para os reparos, etc...

2.6 Revestimentos: informar os tipos de revestimentos encontrados nas áreas secas e úmidas, se há umidade nas paredes, quais os procedimentos para recuperação, etc...

2.7 Pisos: informar os tipos de pisos encontrados nas áreas secas e úmidas, se há partes ocas, trincadas, quais os procedimentos para reparos, etc...

2.8 Infra-estrutura externa à edificação: informar os tipos de materiais e o estado em que se encontram os sistemas de:
a- drenagem de águas pluviais;
b- drenagem sanitária incluindo: caixas de inspeção, caixas de gordura, tanques sépticos, sumidouros, filtros anaeróbios, etc...
c- muros de arrimo, drenagem dos muros, condições de estabilidade, indicando os parâmetros principais de cálculo, etc...

2.9 Instalações Hidráulicas Prediais: informar as características das instalações e o estado em que se encontram os materiais empregados nas instalações de água fria e quente (incluindo aquecedores), gás drenagem das coberturas, existência de reservatórios de água, consertos a serem efetuados, etc...

2.10 Instalações Elétricas Prediais: informar as características das instalações, e o estado em que se encontram os materiais empregados, quadro de entrada, cargas elétricas envolvidas, sistema de proteção das instalações contra descargas na rede elétrica, etc...

2.11 Instalações Telefônicas e Comunicação de Dados e TV: informar e caracterizar o sistema existente na edificação e seu estado de conservação.


3. Informações Complementares

3.1 sempre que existir piscina deverá ser apresentado Laudo Técnico específico conforme modelo sugerido pela PMB - SEURB;

3.2 caso haja necessidade de apresentação de estudo para adaptação às Normas de Segurança, este deverá ser acompanhado do respectivo Memorial Descritivo, com itens sempre referidos às Normas da ABNT, ambos em duas vias, além do cronograma físico-financeiro correspondente.


4. Conclusões Finais

4.1 O Responsável Técnico deverá ser conclusivo com relação às reais condições da edificação e equipamentos instalados e se referenciar sempre pelas NTOs (Normas Técnicas Oficiais), abordando as condições de segurança, estabilidade, conforto, salubridade, etc...

Observações:

a- No campo da assinatura técnica, indicar qualificação, CREA, n° da ART, Registro na PMB nome completo do responsável e datar;
b- Anexar ART (original ou cópia autenticada);
c- Para os imóveis localizados em áreas conveniais/contratuais (ex: residenciais, etc...), descrever parágrafo único, 3° (decreto Municipal 3.849/95);
d- Fica a critério do Perito definir o prazo de validade do Laudo em função da idade da construção, o qual não poderá ser inferior a 05 (cinco) anos para edificações com até 30 (trinta) anos;
e- Caso hajam obras ou serviços de adaptação para a atividade pretendida, necessário se faz constar o nome do profissional, título, CREA, ART, e no. de registro na PMB;
f- Todas as folhas (em duas vias), deverão ser rubricadas pelo proprietário e/ou responsável pelo uso e pelo responsável técnico, sendo que a última folha deverá obrigatoriamente conter o nome completo e as assinaturas do responsável técnico, do proprietário e/ou responsável pelo uso, devidamente datada;
g- O Laudo Técnico deverá ser apresentado em duas vias;
Ao final do Laudo o profissional deverá fazer constar:

"Declaramos ter vistoriado a Edificação e responsabilizamo-nos, sob as penas da lei, que as informações constantes neste Laudo Técnico, estão em conformidade com a Legislação e Normas Técnicas em vigor, a menos quando mencionado em contrário." 
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