Museu Municipal de Barueri

Para trabalhar o presente e construir o futuro é preciso preservar a memória e reverenciar a história para aprender com ela. Neste sentido é que foi criado o Museu Municipal, sediado num antigo casarão do Jardim Belval, ele próprio parte integrante da história da cidade.

O Museu Municipal foi inaugurado oficialmente em 2004. Posteriormente passou por uma reestruturação com consultoria do MAE-Museu de Arquelogia e Etnologia da Universidade de São Paulo.

A primeira sala, Origem, exibe fósseis da escavação realizada na Aldeia de Barueri. Na ampla sala de acervo, há uma mostra de painéis com os três períodos determinados pelo acesso à cidade: Rio Tietê, Estrada de ferro Sorocabana e Rodovia Castello Branco e fotos de diferentes momentos de escavações. Há ainda uma sala de exposições temporárias, que periodicamente muda o tema.

Na parte externa do museu, há a exposição de um carro de passageiros, onde provavelmente viajaram muitos imigrantes com sonhos de conquistar riquezas e formar família em São Paulo. Compõe o cenário uma homenagem ao transporte ferroviário, uma vez que a cidade passou por grandes transformações a partir da construção da Estrada de Ferro Sorocabana, em 1870.

Ainda na parte externa há uma réplica de uma Oca Xavante, com 96 metros quadrados. Projetada para ser um ambiente de eventos, no local a comunidade pode apreciar o esboço de um dos mais importantes ícones da cultura indígena e uma prensa manual utilizada em meados do século XVIII.


Museu Municipal de Barueri
  As visitas ao Museu são gratuitas e podem ser agendadas para grupos
Endereço : Av. Henrique Gonçalves Baptista, 359
Jardim Belval/Belval - Barueri - SP
CEP 06420-130

Horário da Administração e Visitação:
De Terça à Sexta das 09h00 às 20h00, Sábados, Domingos e Feriados das 09h00 às 14h00.
Contato : Fone: (11) 4198-5975 / 4198-8298
e-mail: museu.adm1@barueri.sp.gov.br / info.turismo@barueri.sp.gov.br