Museu da Bíblia
Um marco histórico para Barueri e para o Brasil
LOCALIZAÇÃO

O Museu da Bíblia fica na avenida Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672 no Jardim dos Camargos.

O horário de funcionamento do Museu é de terça a domingo, das 9 às 17 horas. Telefone: (11) 4168-6225 , 0800-162-164.

A inauguração do Centro de Eventos e Museu da Bíblia aconteceu no dia 09 de dezembro de 2003.

Entre as atrações, o público encontra as Escrituras Sagradas em mais de 200 idiomas, atividades interativas e espaço onde as crianças aprendem brincando.


O Museu da Bíblia é o primeiro do Brasil e um dos maiores do mundo em sua especialidade, por causa da variedade de espaços e de documentos expostos.



Centro de Eventos - As instalações, numa área de 900 metros quadrados, estão integradas a um Centro de Eventos de 5.000 metros quadrados. A Prefeitura construiu o edifício, oferece o mobiliário da área de exposições, a sinalização e a manutenção.

A Sociedade Bíblica (SBB) responsabiliza-se pelos recursos humanos, móveis da área administrativa e da Biblioteca, equipamentos (como computadores e sonorização), o projeto museográfico e o acervo, que registra a história da presença da Bíblia no Brasil e no mundo.



Acervo muito especial - Os visitantes encontram no Museu cerca de 3.000 títulos, entre os quais Bíblias e partes do texto bíblico em mais de 200 idiomas; a Bíblia Vulgata, de 1600; a primeira Bíblia em língua portuguesa em volume único, datada de 1819; várias miniaturas, incluindo o menor livro do mundo; além de uma réplica da prensa de Gutenberg.

Também estão disponíveis um banco de imagens, diversas porções bíblicas e testamentos datados do século XIX e início do século XX.




Outro aspecto lembrado pelo diretor do Museu é que algumas línguas teriam desaparecido, não fosse a tradução da Bíblia, que hoje é encontrada em mais de 2.300 idiomas.

“Então é muito importante um lugar que reúna essas informações, dê esse testemunho”, afirma, citando ainda o fato de a língua portuguesa ter sido formalizada com a contribuição da Bíblia, a partir da tradução feita por Almeida em 1691. “O Museu da Bíblia vai mostrar e documentar como isso ocorre”.


Espaços específicos e interatividade - Designers e arquitetos especializados projetaram os espaços do Museu, que apresentam os seguintes temas: A Bíblia e a História da Escrita; A Bíblia e a História da Tradução; a Bíblia e a História do Livro; A Bíblia no Mundo; a Bíblia no Brasil; a Bíblia falada; O conteúdo da Bíblia; Novidades sobre a Bíblia; A Bíblia e as Crianças, ambiente em que a garotada participa de atividades de lazer e educação com sessões de vídeo, contadores de histórias, desenho e colagem. Um último espaço é reservado para mostras temporárias.

A interatividade do público com o museu é um ponto forte. Algumas das atrações: uma Bíblia manuscrita, na qual cada visitante poderá copiar um versículo da Bíblia até completá-la; um painel com jogo de conhecimento bíblico; a sala de escuta com atividades de áudio e vídeo; a Bíblia para surdos; jogos de perguntas e respostas sobre a Bíblia (quizz) instalados em computadores; estações de escuta para seleções bíblicas em áudio e o Novo Testamento dramatizado; e um painel de perfumes bíblicos, tais como acácia, nardo, aloé, mirra, cálamo, canela e rosa de sarom.

Com entrada gratuita, o Museu da Bíblia assegura total acessibilidade a portadores de deficiências. Seguindo o conceito de arquitetura inclusiva, o projeto aboliu escadas e incluiu rampas de acesso aos ambientes.

Os móveis são adequados para usuários de cadeiras de rodas e também foram providenciadas legendas em braile e painéis interativos, garantindo atrações específicas para deficientes visuais.

O Museu também abriga uma loja de lembranças – Bíblias, publicações especiais e linha de produtos de acordo com os temas expostos nos diversos ambientes --, cuja arrecadação será revertida para manutenção das instalações.

 Biblioteca Online
  
Bibliotecas
Onze bibliotecas municipais reúnem um acervo de mais de 204 mil livros.
Centro Cultural
Espaço de atividades culturais de Barueri. Ocupando uma área total de 16 mil metros
Centro de Eventos
2 auditórios com 497 poltronas em cada um, totalizando 994 lugares.
Barueri Marching Band
objetiva incentivar o aprendizado e o manuseio de instrumentos musicais
Clube da leitura
Envolvendo as pessoas no saudável, rico e prazeroso hábito da leitura
Museu Municipal
Consultoria do MAE - Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo.
Museu da Bíblia
Escrituras Sagradas em mais de 200 idiomas entre outras atividades.
Pinacoteca Municipal
Acervo agrega aproximadamente 400 obras entre Desenhos, esculturas e Pinturas
Teatro Municipal
O TMB é palco de grandes espetáculos de música, dança e teatro.