EMEF Levi Gonçalves de Oliveira

Endereço: R: Profº Renilde de Almeida, 400 Parque Imperial/Mutinga – Barueri – SP

Componentes da comissão

Josefa Cristina V. da silva – Diretora assistente

Tânia Mattos dos Santos – PEB I

Rosenilda Aparecida de M. Formiga Agnar – PEB I.

Gercionete Souza Nascimento – PEB II

Sandra Regina Ferreira – PEB I

Aparecida Mariza Rosa – PEB I

Pedro Aparecido Tenório – PEB II


Como está sendo implantada

Estamos apresentando aos alunos um pequeno resumo histórico da ocupação do solo no Parque Imperial/Mutinga, a chegada dos imigrantes nordestinos e piauienses, os loteamentos clandestinos, o oficial e as conseqüências que esta ocupação desordenada causou ao meio ambiente, com o desmatamento, ou seja: a agressão a natureza fauna e flora em geral.

Diagnósticos

A escola está localizada num bairro periférico da cidade: distando aproximadamente 12 quilômetros do centro comercial, o bairro tem aproximadamente oito quilômetros quadrados. Fixado em montanha de encostas, com uma hiper-população que gira em torno de 18.000(dezoito mil) habitantes. Ainda existe mata ciliar, plantações de eucaliptos e na divisa com o residencial Tamboré, uma pequena reserva de mata atlântica.

Trabalhamos o diagnóstico partindo de leitura de entrevistas com os antigos moradores, em seguida, procuramos a Secretaria do Planejamento Urbano, para verificarmos os mapas e fotos para localizarmos o bairro, em seguida, montamos todo o trabalho, comparando as fotos da secretaria com as que tiramos do local, visando sempre analisar o lado urbano e o rural, que, antes da chegada dos atuais habitantes, era apenas recortado por chácaras e fazendas, e todos conviviam harmoniosamente com a natureza.

Histórico

A escola não participou dos trabalhos da agenda anterior, apenas atendemos as equipes de pesquisa de outras escolas que estavam estudando o tema Água. A EMEF Leonor Mendes de Barros foi a que mais nos procurou, pois estudaram as nascentes do rio e dos córregos que surgem nas encostas das montanhas aqui no Parque Imperial/Mutinga e cortam o bairro do Alphaville, seguindo com destino ao Parque Ecológico do Tietê e depois ao rio Tietê.

Metas

Após a conscientização do aluno, que já está acontecendo, mandaremos aos pais um texto explicativo sobre a questão do meio ambiente e os mesmos responderão os questionários propostos. Logo, trabalharemos com os alunos em campo, em seguida, distribuiremos mudas de árvores frutíferas para serem plantadas. Quanto a escola, também plantaremos mudas de árvores e os alunos estarão preparados para acompanharem o crescimento das mesmas, aguando, colocando adubos, etc...

Houve a proposta dos alunos em replantar as flores do jardim e acrescentarem mais mudas ornamentais.

Desafios

Percebemos que há um interesse muito grande da comunidade escolar para participarem do projeto, porém o tempo é muito corrido e não há um horário determinado para a discussão do mesmo em equipe.

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