18/07/2008 « Voltar - Mais Noticias »»
18º Grupamento de Bombeiros de Barueri leva 36 meninos para aventura em acampamento
clique na imagem para ampliar  
Acampamento em Embu Guaçu

O 18º Grupamento de Bombeiros de Barueri, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade e a Prefeitura Municipal de Barueri, realizou na última semana um acampamento com 36 meninos de 10 a 12 anos que fazem parte do Projeto Vida Nova - Turma da Paz. O grupo seguiu na última segunda - feira, 14, para a cidade de Embu - Guaçu, onde eles montaram acampamento em uma mineração de caulinita (argilo-mineral de alumínio hidratado) da cidade.

 

As crianças foram acompanhadas por alguns profissionais do Corpo de Bombeiros de Barueri, além de alguns voluntários civis e militares numa aventura de conhecimento, integração e amizade. Os 36 meninos participaram de atividades como caminhada, rapel, tirolesa, atividades manuais como a confecção de lanternas utilizando embalagens de leite em caixinha, aprenderam a recolher lenha, nó de escoteiro com cordas, montar barracas e principalmente como trabalhar em equipe, e como cuidar um do outro.

 

O garoto Anderson Amorim Maciel, de 11 anos disse como foi o acampamento: “Foi muito gostoso e divertido, aqui aprendemos como trabalhar em equipe, a fazer nossa própria comida e também a não zombar um do outro quando alguém tem medo de alguma coisa”, completou Anderson que é morador do Parque dos Camargos.

 

Os meninos também tiveram a companhia da cadela Mel, cujo nome lembra muito a cor de sua pelagem, a cadela é da raça Golden Retriever, uma cachorrinha muito esperta e brincalhona que participou de todas as atividades junto com os garotos. As crianças se despediram do acampamento na quarta-feira, 16. Ao final do encerramento das atividades todos de mãos dadas fizeram uma oração para agradecer os momentos que passaram e por tudo ter dado certo no passeio.

 

A coordenadora pedagógica do projeto, Marisa Solano, se emocionou ao dizer que tudo o que foi feito ali foi com muito amor. “A família bombeiros é doação, é amor. Não dá para explicar com palavras o que essas crianças aprenderam aqui, todos eles serão grandes homens daqui pra frente”, finalizou.

 

O Projeto Vida Nova teve início dia 03 de março deste ano. A idéia surgiu do ex - comandante do 18º GB, o tenente - coronel Ararigbóia Delecródio. O objetivo do projeto em si é ajudar crianças carentes.

 

Esse trabalho contou com a ajuda do Fundo Social de Solidariedade, por intermédio da presidente, que abraçou a idéia para que o projeto pudesse ser iniciado.

 

Os meninos têm aulas interdisciplinares, ou seja, um complemento das disciplinas que eles têm nas escolas, como educação artística, iniciação à música, aulas de violino, flauta, iniciação ao xadrez, educação física, futebol, defesa pessoal, prevenção às drogas, com aulas todos os dias no período vespertino no horário das 13:00 as 17:00 no quartel.

 

“Nós temos uma fila de espera de aproximadamente 15 crianças interessadas para fazer parte do projeto. É um projeto pioneiro, e está contando com a participação total do corpo de bombeiros. Os critérios de seleção foram definidos pelo Fundo Social de Solidariedade através da Assistência Social e que objetivou o projeto nos bairros, que já estavam tendo uma ação do Fundo Social e da Prefeitura de Barueri”, explicou o Tenente Marcelo Nogueira, coordenador administrativo do projeto.

 

O projeto foi programado para um ano; iniciou no dia 3 de março e vai até o final do ano, todos os dias das 13:00 as 17:00 horas.

 

“Essas crianças são privilegiadas e estão tendo uma oportunidade como poucas de aprender sobre vários assuntos educacionais de comportamento de mudanças e de valores. Tivemos uma reunião três meses atrás com os pais, e os comentários deles foram altamente positivos, o que nos deixou muito felizes, por saber que estamos no caminho certo com relação a esse projeto”, finalizou o Tenente Marcelo Nogueira.    

Fotos
 
Secretaria de Comunicação Social


URL:
Imprimir Enviar esta notícia por e-mail

Permissão de uso
É permitida a utilização do material publicado neste site desde que com autorização da Secretaria de Comunicação Social.