07/01/2008 « Voltar - Mais Noticias »»
A Barueri que você pode conhecer - inclusive - nas férias
clique na imagem para ampliar  

Pontos turísticos da cidade são boas opções de passeios para lazer e até mesmo para conhecer um pouco da história da cidade – e do mundo

 

Você conhece o Museu Municipal?

 

O casarão é uma construção de 1920. O local foi sede da Olaria  Belo Vale – daí vem o nome do bairro onde o casarão está, o Jardim Belval (Belo Vale). O museu abriga exposições temporárias e a permanente, que conta a história da cidade desde 1560. Quem visitar o museu poderá conferir uma Oca Xavante, no jardim, simbolizando o aldeamento indígena. Um vagão em estilo inglês de 1901, também contribui com a história da cidade, simbolizando a instalação da estrada de ferro Sorocabana. A estrada de ferro proporcionou o crescimento do município. O vagão é utilizado para leituras dramáticas de grupos teatrais. Há também no local uma prensa manual do  século XVIII.

 

Para os românticos e amantes da poesia, atrás do Museu existe o Poemódromo, um espaço entre pedras e árvores, utilizado para saraus literários ao ar livre. Quando o visitante percorrer o jardim, terá oportunidade de ler poesias relacionadas às flores do local.

 

Serviço: Museu Municipal– Avenida Henrique Gonçalves Baptista, 359, Jardim Belval, 4199-8121. Grátis.

 

 

 

 

O único Museu da Bíblia do hemisfério

 

Inaugurado em 2003 e instalado em uma área de 900 metros quadrados, o Museu da Bíblia está integrado a uma biblioteca bíblica, contendo 17 mil volumes, e ao Centro de Eventos. Barueri passou a dividir com Cambridge, na Inglaterra, a responsabilidade de abrigar um acervo  completo para a preservação das traduções da bíblia realizadas no passado e as que ainda serão feitas no futuro. Os visitantes encontram no Museu da Bíblia, cerca de 3 mil títulos, entre os quais bíblias e parte do texto bíblico, em mais de 200 idiomas; a bíblia Vulgata, de 1600; a primeira bíblia em língua portuguesa em volume único, datada de 1819; várias miniaturas, incluindo o menor livro do mundo; além de uma réplica da prensa de Gutenberg.

Há espaços para adultos e crianças se divertirem. A interatividade vai de um painel com jogo de conhecimento bíblico à sala de escuta com atividades de áudio e vídeo e jogos de perguntas e respostas a respeito da bíblia instalados em computadores. O Museu da Bíblia é uma parceria entre a Sociedade Bíblia Brasileira e a Prefeitura de Barueri.

 

Serviço: Museu da Bíblia– Avenida Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672, Vila Porto Barueri.  Funcionamento de terça a domingo, das 9h às 17h. A entrada é gratuita. Mais informações  4168-6225. Consultas: é necessário agendamento prévio.

 

 

Parque Dom José: lazer garantido

 

Uma das opções de passeio em Barueri é o Parque Municipal Dom José. O local recebe aproximadamente 30 mil visitantes por mês, que podem participar de atividades esportivas e culturais. Entre as atividades oferecidas estão: pesca esportiva, aulas de yoga, tai chi chuan, ginástica localizada, entre outras. Já as crianças podem jogar tênis, skate, futebol e karatê gratuitamente. Há uma área para prática de esportes, quiosques e pedalinhos, e um centro de eventos onde acontecem shows e apresentações de teatro.

 

Serviço:O horário de funcionamento do Parque Dom José é de terça a domingo, das 7 às 20 horas Às segundas-feiras o parque é fechado para manutenção. Rua Ângela Mirella, s/nº vila Boa Vista.

 

 

História do Brasil: Capela da Aldeia

 

Construída em alvenaria no final do século XIX, a Capela de Nossa Senhora da Escada foi revitalizada. Sob o piso está evidenciado o alicerce de uma das paredes em taipa de pilão da antiga capela. Também foi mantido um sepultamento encontrado durante as escavações realizadas por uma equipe da USP, já no ano de  de 2000. No interior da capela existe uma imagem seiscentista, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Há suposições de que a imagem teria sido trazida da Europa por José de Anchieta, o fundador do Aldeamento de Barueri. O dia de Nossa Senhora da Escada  é comemorado em 21 de novembro.

 

Serviço:Praça Nossa Sra. da Escada, s/nº, Aldeia de Barueri 

 

Galeria Municipal de Artes

Integrada ao Teatro Municipal, a Galeria de Artes mantém um calendário com pelo menos oito mostras anuais.

 

 

Fotos
 
Secretaria de Comunicação Social


URL:
Imprimir Enviar esta notícia por e-mail

Permissão de uso
É permitida a utilização do material publicado neste site desde que com autorização da Secretaria de Comunicação Social.