20/03/2006 « Voltar - Mais Noticias »»
Trabalhador faz distribuição de livros e monta biblioteca no aterro municipal
clique na imagem para ampliar  

Benedito da Silva, trabalhador da Cooperyara (cooperativa de ex-catadores de lixo), distribui livros achados durante reciclagem em pontos de ônibus e monta espaço de leitura dentro do aterro sanitário municipal com apoio da prefeitura. O acervo já conta com mais de 600 exemplares.

 

“Fico triste quando vejo algum companheiro meu arrancar a capa de um livro do Jorge Amado e colocar na caçamba de papelão. Quando acho uma borracha e um lápis sei que posso ajudar quem precisa. Hoje, perto de casa, as pessoas me cobram livros. As crianças me pedem os infantis. Uma senhora me pediu uma Bíblia...” Benedito da Silva.

 

O ex-catador de lixo e hoje trabalhador da Cooperyara, Benedito da Silva, decidiu começar este trabalho quando assistiu, tempos atrás, uma reportagem na televisão que mostrava dois meninos muito pobres, mas que faziam de tudo para estudar. “Eles viajavam de barco de um lado a outro do rio. Naquela noite não consegui dormir. Sabia que podia ajudar de alguma forma. Pegar esses livros, limpar e dar para quem precisa é a minha contribuição”, revela.

 

Junto com seu Benedito nesta empreitada, está dona Carla Fernandes que também trabalha no aterro. Hoje mais de 100 livros são achados por dia no trabalho de reciclagem. De acordo com ela a Sala de Leitura será aberta ao público em geral. “É muito legal quando vemos as pessoas aprendendo sobre a história do antigo Egito”, diz com sorriso no rosto.

 

Seu Benedito diz que distribui cerca de 15 a 20 livros por dia nos pontos de ônibus e também dentro dos coletivos. Além disso, as pessoas o procuram para ganhar livros.  O melhor disso tudo, diz o trabalhador, é que as pessoas que pegam seus livros passam umas as outras. “Isto é gratificante”, arrebata.

 

O lançamento da Sala de Leitura no aterro sanitário municipal faz parte da comemoração do aniversário de emancipação político-administrativa de 57 anos de Barueri. No mesmo dia, o prefeito de Barueri e o secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente, Antonio Carlos Pasinato, darão entrevista coletiva no aterro, para falar sobre as conquistas que o município teve desde que foram implantadas diretrizes para se cuidar da destinação dos detritos urbanos da cidade.

Fotos
 
Secretaria de Comunicação Social


URL:
Imprimir Enviar esta notícia por e-mail

Permissão de uso
É permitida a utilização do material publicado neste site desde que com autorização da Secretaria de Comunicação Social.