20/09/2016 « Voltar - Mais Noticias »»
Nesta terça-feira, 20, é #diadelertododia
clique na imagem para ampliar  
Dia de Ler, edição municipal, em outubro de 2015
Barueri está mobilizada nesta terça-feira, dia 20 de setembro, em prol da leitura. É #diadelertododia, uma campanha mundial de incentivo à leitura, que começou em Barueri no dia 9 de abril de 2015 com a edição municipal, mobilizando mais de 93 mil pessoas com a leitura. Ganhou versão nacional em 1º de outubro com a participação de 427 cidades brasileiras e 1,3 milhão de pessoas.
 
Foram as duas primeiras ações que impulsionaram a realização da terceira, que acontece hoje, em nível mundial. Países como Paquistão, Austrália, Suécia, Canadá e Estados Unidos não só tem inscritos como já começaram a enviar suas contribuições, através de fotos e vídeos de ações de leitura.
 
Idealizada em Barueri pela Secretaria de Cultura e Turismo, a Campanha de Incentivo à Leitura está alicerçada em pesquisas que evidenciam o fato de o brasileiro ler pouco (média de 4,5 livros/ano) e mal (38% dos estudantes universitários têm dificuldades para utilizar a leitura e a escrita no seu cotidiano). O objetivo da campanha é despertar autoridades, professores e a população em geral para a importância da leitura na formação de uma sociedade mais crítica e desenvolvida.
 
Na cidade, a campanha terá atividades nas 11 bibliotecas municipais, Bulevar Central, Passagem Subterrânea de Alphaville, empresas, terminais rodoferroviários, Centro Cultural, entre outros, nesta terça-feira.
 
30 horas
Em Barueri, as ações tiveram início às 15 horas de segunda-feira, 19, com o hasteamento da bandeira #diadelertododia na Praça das Bandeiras. Às 15h30, os mediadores de leitura da Casa do Ler estiveram no Parque Municipal Dom José para levar leitura aos frequentadores.
 
Às 18 horas teve Leituras Dramáticas na estação de trem Barueri com mediadores de leitura da Casa do Ler. Às 19 horas, equipes da secretaria ocuparam seis linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) para leitura envolvendo usuários e funcionários.
 
Às 20 horas o Teatro Municipal recebeu o Concerto Literário, uma coletânea dos livros que viraram filmes, com apresentação dos temas, resumo dos filmes e exibição das cenas mais marcantes.
Fotos
 
Secretaria de Comunicação Social


URL:
Imprimir Enviar esta notícia por e-mail

Permissão de uso
É permitida a utilização do material publicado neste site desde que com autorização da Secretaria de Comunicação Social.