18/08/2016 « Voltar - Mais Noticias »»
Nelson Triunfo comanda Cantando no Parque dia 21
clique na imagem para ampliar  
Nelson Triunfo é considerado o pai do hip hop no Brasil
No próximo domingo, 21, a partir das 15 horas, Nelson Triunfo comanda o Cantando no Parque, programa da Secretaria de Cultura e Turismo que acontece uma vez por mês no Parque Municipal Dom José. A entrada é gratuita.
 
Nesta edição, Nelson Triunfo apresentará a evolução do hip hop, no caso da dança, fazendo uma viagem desde os tempos do Soulfunk até os dias atuais com B.boy, Poppingm, loking, House e Waacking e as músicas de Luis Gonzaga até James Brown.
 
De uma forma dinâmica, Triunfo apresentará coreografias em grupo e solo ao mesmo tempo em que o Dj e Mc irão interagir com o público. Após a apresentação, Triunfo e seus convidados farão uma reunião e um Baile Black para finalizar. O público será convidado a participar e aprender alguns “passinhos”.
 
Pai do hip hop
O pernambucano Nelson Triunfo nunca imaginaria que sairia de uma cidade como Triunfo, sertão de Pernambuco, para ficar conhecido no Brasil como precursor dos ideais da cultura hip hop, tornando-se uma das maiores referências da cultura de dança de rua.
 
Nelson estudou em Paulo Afonso, na Bahia. Logo depois, se mudou para Brasília e depois, São Paulo. Foi nesse período que teve o primeiro contato com uma nova dança: o soulfunk. Também foi em São Paulo que Nelson Triunfo frequentou bailes e formou seu primeiro grupo, Black Soul Brothers em 1977 e em 1978 formou um dos melhores grupos de todos os tempos de Black music no Brasil: o Funk & Cia.
 
A partir daí, ninguém mais segurou Nelson Triunfo. Com o seu grupo passou a fazer apresentações na confluência das ruas Dom José Gaspar e 24 de Maio, no centro de São Paulo, numa época em que fazer arte nas ruas era desafiar o regime militar.
 
A cultura do hip hop chegou ao Brasil no início da década de 80 e coube a Nelson Triunfo levá-la a todos os cantos, tornando-se um dos pilares dessa cultura, o que lhe rendeu o reconhecimento como “pai do hip hop no Brasil”.
 
Atualmente, Nelson Triunfo desenvolve e coordena Oficinas Culturais de hip hop e coleciona inúmeros trabalhos realizados em diversos setores da sociedade e em parceria com os governos federal e estadual, além de prefeituras e entidades do Terceiro Setor.
 
Cantando no Parque com Nelson Triunfo
Domingo, 21 de agosto
A partir das 15 horas
Parque Municipal Dom José (rua Ângela Mirella, 500, Vila Porto)
Entrada gratuita
Mais informações: 4199-1600
 
 
Secretaria de Comunicação Social


URL:
Imprimir Enviar esta notícia por e-mail

Permissão de uso
É permitida a utilização do material publicado neste site desde que com autorização da Secretaria de Comunicação Social.