05/07/2016 « Voltar - Mais Noticias »»
Guarda Civil de Barueri é a 3ª que mais apresenta ocorrências no Estado
clique na imagem para ampliar  
Guarda nas ruas: corporação é uma das que mais colabora com Estado
Em 2015, a Guarda Civil Municipal de Barueri (órgão da Secretaria dos Assuntos de Segurança) foi a terceira força municipal de segurança de todo o Estado de São Paulo que mais apresentou ocorrências nos distritos policias. Foram registrados no total 1.311 casos, o que dá uma média superior a 3,5 registros por dia.
 
A produtividade da Guarda de Barueri ficou atrás apenas das corporações municipais da capital (3.836 ocorrências) e de Campinas (1.550), cidades com mais de um milhão de habitantes.
 
As estatísticas foram solicitadas à Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) pela Conferência Nacional das Guardas Municipais do Brasil (CONGM) e foram divulgadas no 5º Fórum Paulista de Segurança, realizado em Pirassununga, na quarta-feira, 18.
 
Os dados também apontam que, no ano passado, 56.296 ocorrências foram apresentadas nos distritos policias do território estadual por Guardas Municipais. As corporações estão presentes em 211 dos 645 municípios paulistas. 
 
Para o secretário dos Assuntos de Segurança de Barueri, Gilberto Pereira de Brito, os números mostram a importância das forças municipais na segurança pública. “A prioridade das Guardas é a atuação comunitária, mas aqui em Barueri a Guarda também tem unidades de enfrentamento direto à criminalidade e todo o efetivo é treinado para estas situações”, afirmou.  
 
Localização de veículos
A localização ou apreensão de veículos despontou nas estatísticas da SSP-SP como a ocorrência com maior contribuição das corporações municipais, foram 2.981 casos em todo o Estado.
 
Em Barueri, apenas no dia 24 de maio a Guarda Civil Municipal registou três ocorrências de localização de veículos. As ocorrências foram registradas no distrito policial da cidade e os veículos foram entregues aos seus proprietários. De 1º a 20 de junho, a GCM localizou seis veículos abandonados na cidade.
 
A Guarda
A Guarda Municipal tem como missão zelar pelo bem estar dos munícipes e pela conservação do patrimônio público, 24 horas por dia. Em constante sintonia com as instituições públicas (Polícias Civil e Militar, Poder Judiciário, Conselho Tutelar e Comitê de Segurança e Cidadania, entre outras), a Guarda Municipal vem atuando efetivamente na segurança.
 
Em sua atuação em defesa do patrimônio público e de cooperação com os órgãos de segurança na defesa da população, a Guarda Municipal atua em ações relacionadas a apreensão de armas e drogas, flagrantes de homicídios, roubos e furtos, captura de foragidos da justiça e ações de auxílio à população.
 
Secretaria de Comunicação Social


URL:
Imprimir Enviar esta notícia por e-mail

Permissão de uso
É permitida a utilização do material publicado neste site desde que com autorização da Secretaria de Comunicação Social.