24/06/2016 « Voltar - Mais Noticias »»
Domingo tem Forrozão no Centro Cultural
clique na imagem para ampliar  
Evento será comandado pelo grupo Balanço Paulista
A Secretaria de Cultura e Turismo realiza no domingo, 26 de junho, a partir das 17 horas, a primeira edição do Forrozão, evento que visa prestigiar o ritmo e a dança popular nordestina.
 
O evento será comandado pelo grupo Balanço Paulista, que procura passar parte da cultura nordestina, utilizando o forró pé de serra. O grupo, formado por Thamires (voz e triângulo), Dawn (zabumba e voz) e PC (sanfona e voz) tem um repertório baseado nos sucessos dos grandes ritmistas desse gênero musical como Marinês, Marinalva, Carmélia Alves, Trio Mossoró e outros.
 
No Forrozão da Cultura não haverá intervalos. Durante o descanso do grupo, a música eletrônica vai tomar conta do Centro Cultural. Tudo isso para manter os frequentadores aquecidos e sem deixar de dançar.
 
História do forró
De acordo com pesquisadores, o forró surgiu no século XIX. Nesta época, como as pistas de dança eram de barro batido, era necessário molhá-las antes, para que a poeira não levantasse. As pessoas dançavam arrastando os pés para evitar que a poeira subisse.
 
A origem do nome forró tem várias versões, porém a mais aceita é a do folclorista e pesquisador da cultura popular Luiz Câmara Cascudo. Segundo ele, a palavra forró deriva da abreviação de forrobodó, que significa arrasta-pé, confusão, farra.
 
FORROZÃO
Domingo, 26 de junho, a partir das 17 horas
No Centro Cultural de Barueri
Rua Mônaco, 260, Parque Santa Luzia
Gratuito
 
Secretaria de Comunicação Social


URL:
Imprimir Enviar esta notícia por e-mail

Permissão de uso
É permitida a utilização do material publicado neste site desde que com autorização da Secretaria de Comunicação Social.