24/06/2016 « Voltar - Mais Noticias »»
Barueri realiza show pirotécnico em homenagem a São João Batista nesta sexta
clique na imagem para ampliar  
Show pirotécnico de São João Batista
O céu de Barueri ficará iluminado na noite desta sexta, 24 de junho, quando a cidade celebra com o tradicional show pirotécnico. O evento é uma realização da Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e as comemorações têm início às 21 horas em frente ao ginásio poliesportivo José Corrêa, com a estreia do projeto Babaru, Banda de Folguetos e repertórios.
 
O evento é gratuito e reúne o que há de mais moderno em fogos de artifícios e explosivos. É também uma tradição na cidade que comemora São João Batista com homenagens religiosas que inclui procissão, quermesse, missas e lavagem do santo.
 
Comemoração religiosa
A programação completa terá eventos até o dia 26 de junho. Na semana da festa do padroeiro do Distrito Sede de Barueri, a programação se intensifica a partir do dia 23, às 19h30, com missa seguida de levantamento do mastro, bênção do bolo e da fogueira.
 
Por volta da meia-noite, os fiéis seguem em procissão até a praça Wagih Sales Nemer, que abriga uma estátua de São João Batista e onde serão prestadas homenagens ao Santo Padroeiro, incluindo a tradicional lavagem do santo.
 
Essa é uma tradição antiga na cidade. A primeira lavagem aconteceu em 1893, na Igreja de São João Batista, que ficava no Largo São João. Já a primeira procissão aconteceu em 1898 e foi feita na rua Campos Sales, numa tradição que ao longo dos tempos se mantém e envolve muitas famílias.
 
Padroeiro do distrito sede
Uma igreja em louvor a São João Batista foi edificada no centro do povoado que se formaria em meados do século XIX. Em 1895, os moradores tornaram a procissão “oficial”, já contando com rituais específicos, como a lavagem da imagem, ainda hoje uma tradição. Com a instalação do município, em 1949, os primeiros governantes oficializaram São João Batista como padroeiro do Distrito Sede.   
 
Secretaria de Comunicação Social


URL:
Imprimir Enviar esta notícia por e-mail

Permissão de uso
É permitida a utilização do material publicado neste site desde que com autorização da Secretaria de Comunicação Social.