07/06/2016 « Voltar - Mais Noticias »»
Museu Municipal expõe Arte Sacra Brasileira
clique na imagem para ampliar  
O Museu Municipal de Barueri homenageia os mestres do barroco nacional com a exposição Arte Sacra Brasileira, que entra em cartaz nesta quarta-feira, dia 8, e fica aberta à visitação até 7 de agosto.
 
A mostra traz a coleção de Rafael Schunk, Arte Sacra Brasileira, com curadoria de Sonia Maria Teixeira, e apresenta um extenso conjunto de obras que percorrem o rico universo da arte barroca como fonte geradora da brasilidade.
 
O acervo, formado desde o final dos anos 90, abrange as múltiplas manifestações estéticas e singularidades da arte religiosa nacional, seus mistérios, mitos e sentidos.
 
A coleção destaca trabalhos oriundos da região Nordeste, passando pelo Centro Oeste, Sudeste e Sul, revelando as produções de grandes artistas como frei Agostinho de Jesus, Mestre de Itu, Mestre do Cabelinho em Xadrez, Mestre Valentim da Fonseca e Silva, José Joaquim da Veiga Valle, Dito Pituba, Dito Luzia e Figureiras de Taubaté.
 
Ao lado do há um extenso conjunto de fragmentos de igrejas barrocas demolidas e azulejos modernistas brasileiros com destaque para trabalhos de Alfredo Volpi, Mario Zanini, Paulo Rossi Osir e Portinari, dialogando com o passado colonial.
 
As coleções particulares expostas nas vitrines do Museu Municipal de Barueri cumprem um duplo papel social e desbravador, democratizando o acesso à cultura e ao conhecimento. As obras de arte migradas dos ambientes privados para os museus alcançam numerosas camadas sociais.
 
A exposição resgata tradições da imaginária brasileira, de caráter didático e memorial, enfatizando trabalhos de grandes escultores, mestres e anônimos, do erudito ao popular, com enfoque na produção religiosa conservada em território paulista, contribuindo para a valorização do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
 
Exposição Arte Sacra Brasileira
De: 8 de junho a 7 de agosto
Museu Municipal de Barueri - avenida Henrique Gonçalves Baptista, 359 - Jardim Belval
Visitação: terça a sexta, das 9h às 18h, sábados, domingos e feriados, das 9h às 14h
Mais informações: 4199-1600
 
 
Secretaria de Comunicação Social


URL:
Imprimir Enviar esta notícia por e-mail

Permissão de uso
É permitida a utilização do material publicado neste site desde que com autorização da Secretaria de Comunicação Social.