31/05/2016 « Voltar - Mais Noticias »»
Barueri mobiliza mais de 68 mil pessoas e vence Dia do Desafio
clique na imagem para ampliar  
Dia do Desafio em Barueri
Barueri envolveu 68.114 pessoas nas atividades do Dia do Desafio na quarta-feira, 25 de maio. Com o montante, equivalente a mais de 32% da população, Barueri venceu a cidade de La Molina (Peru), que mobilizou 2,54% de sua população. O Dia do Desafio, organizado anualmente pelo Sesc com o objetivo de incentivar a prática de exercícios físicos, é o desafio entre cidades, as quais são definidas em sorteio.
 
Em Barueri também houve uma novidade. A Secretaria de Cultura e Turismo, responsável pela coordenação no município, incorporou o livro e a leitura às atividades físicas para atingir à máxima “Mens sana in corpore sano” (Mente sã em corpo são). Os integrantes, membros de todas as secretarias municipais e a população em geral, participaram, entre outros de circuitos reunindo atividades físicas e esportivas/recreativas com um toque especial na literatura universal e nas modalidades olímpicas.
 
Exemplares de “Ilíada” foram carregados junto com tochas literárias (uma alusão à Olimpíada) por todos os cantos da cidade. As tochas e os exemplares chegaram às escolas da rede municipal, estabelecimentos comerciais, residências e escritórios, transportados por funcionários ou atletas como Pedro de Jesus Arruda, 65 anos, que participa de maratonas, e sua esposa, Antônia Cândida Arruda, que saíram da Biblioteca Municipal Salomão Cruz com destino a Biblioteca e Gibiteka Max Zendron, carregando o livro e a tocha.
 
Por onde passaram a tocha e o livro, as pessoas foram convidadas a fazer a leitura de um trecho do livro para que conhecessem a primeira obra escrita.
 
Enquanto a tocha e o livro percorriam a cidade, equipes da Secretaria de Cultura se deslocavam entre os quartéis do Exército, dos bombeiros, da Guarda Municipal, Demutran e secretarias para levar o circuito de atividades físicas e leitura. Além de trava-línguas, atividades com livros e brincadeiras, os participantes também foram convidados a puxar um caminhão carregado de livros. O caminhão, adesivado para a campanha mundial pela leitura #diadelertododia, anunciava o lançamento da campanha, que ocorrerá em 20 de setembro.
 
Até 20 de setembro, as equipes da Secretaria de Cultura levarão a gincana literária a vários pontos da cidade. “Queremos chamar a atenção da população para a campanha mundial que nasceu aqui em Barueri”, explica a coordenadora de Eventos, Risélia Pinheiro.
Fotos
 
Secretaria de Comunicação Social


URL:
Imprimir Enviar esta notícia por e-mail

Permissão de uso
É permitida a utilização do material publicado neste site desde que com autorização da Secretaria de Comunicação Social.