25/04/2016 « Voltar - Mais Noticias »»
Adolescentes e crianças protegidos 24 horas
clique na imagem para ampliar  
Fachada do Conselho Tutelar 2
Barueri tem hoje dois Conselhos Tutelares funcionando em diferentes endereços. São 10 conselheiros em tempo integral, zelando pelos direitos das crianças e adolescentes.
 
O Conselho Tutelar exerce uma função muito importante na sociedade, pois são eles que primeiro atendem todas as situações de violação de direitos contra crianças e adolescentes, como violência doméstica, negligência, abuso e exploração. Também são funções do Conselho encaminhar crianças e adolescentes para as medidas de proteção, ou seja, aos órgãos de atendimento no município, orientar pais, requisitar serviços públicos e encaminhar à autoridade judiciária os casos de sua competência.
 
Apesar dos dois Conselhos funcionarem em sua sede, de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, à noite, finais de semana e feriados, há um esquema de plantão. As chamadas do telefone fixo são desviadas para um celular, que fica sob a posse de um conselheiro que estará de plantão das 17h01 até às 7h59 do dia seguinte. Há também uma escala que funciona aos finais de semana e feriados.
 
Os conselheiros tutelares podem ser acionados por hospitais, prontos-socorros, Guarda Municipal e até por uma pessoa física que presencia uma situação de violação de direitos de crianças ou adolescentes.
 
Há também a possibilidade de uma criança/adolescente de Barueri ser encontrada em outro município. Nesse caso, é o conselho daquela cidade que aciona o Conselho Tutelar de Barueri que procede a localização dos pais ou responsáveis.
 
Serviço
O Conselho 1 atende  os distritos do Belval, Silveira e Aldeia, e o Conselho 2, o distrito da Sede.
 
Estes são os endereços dos Conselhos de Barueri:
 
Conselho Tutelar 1:  rua Diógenes Ribeiro de Lima, 302, Jardim Belval. Telefones: 4199-0486 e 4198-5994. (24 horas). E-mail: conselhotutelar1@barueri.sp.gov.br.
 
Conselho Tutelar 2: permanece na atual sede à rua Elvira Lefevre Salles Nemer, 178, Jardim São Pedro. Telefones: 4198.0549 e 4198.5344 (24 horas). E-mail: conselhotutelar@barueri.sp.gov.br.
 
Secretaria de Comunicação Social


URL:
Imprimir Enviar esta notícia por e-mail

Permissão de uso
É permitida a utilização do material publicado neste site desde que com autorização da Secretaria de Comunicação Social.