19/04/2016 « Voltar - Mais Noticias »»
Em Barueri, material reciclável gera renda para mais de 50 famílias
clique na imagem para ampliar  
Cooperyara
A cidade de Barueri se preocupa e muito com o destino do lixo que é produzido diariamente, e através das Secretarias de Serviços Municipais e Recursos Naturais e Meio Ambiente, junto à Cooperyara (cooperativa de reciclagem), é realizado um trabalho muito importante de coleta e separação de materiais recicláveis, além dos projetos de educação ambiental para a conscientização da população sobre a importância da coleta seletiva.
 
Atualmente a Cooperyara conta com 57 cooperados que fazem a triagem do material coletado por cinco caminhões da Prefeitura, que recolhe o material que é retirado das ruas de Barueri e posteriormente são encaminhados até a sede da Cooperyara.
 
Lá todo material é passado por uma triagem, logo após é prensado e ao completar em torno de 60 fardos eles estarão prontos para a venda.
 
E é da venda desse material que sai o rendimento desses funcionários que trabalham na Cooperyara, que chega a receber cerca de 10 toneladas de material por dia, chegando até 250 toneladas por mês.
 
É fácil colaborar
Para manter o trabalho, a cooperativa depende do material que é recebido, por isso é importante que cada um faça a separação do lixo em casa. Em Barueri o lixo deve ser separado em apenas dois tipos: lixo comum (restos de comida, lixo de banheiro, material de varrição) e recicláveis (embalagens em geral e demais itens de vidro, papel, papelão, plástico e metal).
 
O caminhão da coleta seletiva passa ao menos uma vez por semana em todas as ruas da cidade. Os recicláveis devem ser colocados na rua no dia certo, para que ele possa ser encaminhado para a Cooperyara. Para saber o dia que o caminhão da coleta seletiva passa na sua rua, entre em contato com a Secretaria de Serviços Municipais pelo número 4162-7300.
 
Empresas que possuam materiais que não serão mais utilizados também podem contribuir doando seu material para a cooperativa.
 
Visite a Cooperyara
Para conhecer o trabalho que é realizado na Cooperyara, basta ligar na Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (4199-1500) e agendar uma visita.
 
Secretaria de Comunicação Social


URL:
Imprimir Enviar esta notícia por e-mail

Permissão de uso
É permitida a utilização do material publicado neste site desde que com autorização da Secretaria de Comunicação Social.