13/04/2016 « Voltar - Mais Noticias »»
Ação avalia o nível de fumaça preta emitida por veículos movidos a óleo diesel
clique na imagem para ampliar  
Avaliação é de caráter educativo
A Prefeitura de Barueri, por meio de sua Secretaria de Meio Ambiente, realiza nos dias 15 e 16 de abril (sexta e sábado) a primeira etapa da Avaliação Veicular de 2016, no estacionamento do Ginásio José Corrêa. O objetivo é orientar os motoristas e proprietários de veículos movidos a óleo diesel sobre o nível de poluição emitida. A avaliação, obrigatória para a frota da Prefeitura e voluntária para a população, será realizada no dia 15, das 9 às 16 horas e no  dia 16, das 8h30 às 11 horas.
 
A emissão de fumaça preta indica uma queima incompleta do combustível, ocasionada por um motor desregulado. Além de levar a um gasto maior com combustível, ela também provoca e agrava uma série de doenças na população, como problemas respiratórios, redução da resistência a infecções, doenças respiratórias e do coração. Por isso a emissão de fumaça preta é um crime ambiental e um problema de saúde pública.
 
Na maioria das vezes, uma simples regulagem do motor diminui de forma bastante significativa o nível de poluição emitido. Mas, se o problema não for resolvido pode causar danos graves no motor do veículo, reduzindo o seu tempo de vida útil.
 
A avaliação tem caráter educativo e preventivo, ou seja, os veículos que não estiverem dentro dos níveis permitidos não serão punidos, apenas orientados. Já os que forem aprovados recebem um selo confirmando a aprovação.
 
Opacímetro
Desde o ano passado a avaliação veicular passou a contar com a ajuda do opacímetro, equipamento que faz uma medição eletrônica do nível de opacidade da fumaça.
 
Até então a análise do nível de emissão de fumaça preta pelos veículos era feita unicamente com a escala de Ringelman, uma espécie de cartão com vários tons de cinza para análise a olho nu. Já o opacímetro capta a fumaça por meio de uma sonda introduzida no escapamento e, através de um processo óptico, o nível de fumaça é avaliado no interior do aparelho, tornando o resultado mais preciso e objetivo.
 
O estacionamento do Ginásio José Corrêa fica na avenida Guilherme P. Guglielmo, 1.000, no Centro de Barueri. Informações: 4199-1500.
 
Secretaria de Comunicação Social


URL:
Imprimir Enviar esta notícia por e-mail

Permissão de uso
É permitida a utilização do material publicado neste site desde que com autorização da Secretaria de Comunicação Social.