01/04/2016 « Voltar - Mais Noticias »»
Circuito Sesc de Artes traz Max de Castro ao Parque Dom José neste domingo
clique na imagem para ampliar  
Max de Castro
As cidades de Barueri, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itapevi, Santana de Parnaíba e Jandira serão palco de espetáculos e intervenções artísticas do Circuito Sesc de Artes neste final de semana. Em Barueri, as intervenções e espetáculos acontecem no domingo, 3 de abril, no Parque Municipal Dom José, das 16h às 21h, através de uma parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo.
 
O Circuito Sesc de Artes - Conectando lugares, circulando ideias traz em sua programação diferentes linguagens artísticas de música, dança, teatro, circo, cinema, artes visuais e literatura.
 
No dia 3, em Barueri, o cantor e compositor Max de Castro (SP) revisita seu primeiro álbum Samba Raro (2000). Por aqui também se apresentam a Cia. do Feijão (SP) com o espetáculo teatral Reis da Fumaça, que reúne atores e músicos para dançar e cantar músicas da cultura brasileira. Como atração circense, a Cia. Los Circo Los (SP), que mescla jogos cômicos, de improvisação e erro, com números de malabares e acrobacias, no espetáculo Circulando.
 
Este ano, a programação de cinema, artes visuais e literatura chegará aos espaços públicos de forma pouco convencional. Inspirado nos traveling shows, antigos carros itinerantes que iam de cidade em cidade apresentando toda sorte de atrações artísticas, o Gabinete de Curiosidades e Habilidades vai oferecer ao público uma variada programação nessas áreas. A cenografia é de William Zarella.
 
Como nas outras edições, as apresentações serão realizadas em espaços públicos, com entrada gratuita e livre e mais de 600 horas de programação. Nessa iniciativa, o Sesc SP tem a parceria das prefeituras e sindicatos do comércio locais. Para a coordenação dos trabalhos, 19 unidades do Sesc em todo o estado serão envolvidas, fornecendo todo o apoio às cidades vizinhas que recebem a programação cultural.
 
Programação
 
ARTES VISUAIS
Ateliê Aberto de Pintura de Letras
 
Felipe Grimaldi, Bruna Menezes e Thiago Toledo (SP)
 
O objetivo desta oficina é estimular o participante a desenhar e pintar letras à mão, criando composições próprias e que dialogue com os projetos pessoais de cada um. O letrista Filipe Grimaldi.
 
CINEMA
Cine Magia
 
Exibição curtas-metragens dirigidos pelo cineasta francês Georges Méliès.
 
LITERATURA
Palavra + Imagem
 
Rodas de Leitura (SP)
 
Acervo de livros ilustrados será oferecido por duplas de mediadores de leituras individuais e compartilhadas. Com Uberlando Ferreira e Juscimara Onorato.
 
LITERATURA
Botica de Histórias (SP)
 
Uma botica é uma denominação antiga para um estabelecimento onde se preparam e vendem remédios para todos os tipos de males. Nesta intervenção, duas artistas oferecem ao público um tabuleiro com frascos de várias cores e tamanhos com histórias “remediadoras”. Ao final do encontro, os participantes recebem um palito médico, daqueles de observar a garganta, em que estará gravado um ditado popular – tal e qual um santo remédio.
 
Direção e concepção: As Rutes. Elenco: Cristiana Ceschi, Cristiano Meirelles e Sarah Elisa.
 
CIRCO
Circulando
Cia. Los Circo Los (SP)
 
Apresentação com série de números, jogos cômicos, improvisação e erro. Malabarismo, equilíbrios e acrobacias individuais e em dupla estão no repertório. A presença de três malas de diferentes tamanhos em cena tem um significado simbólico: pontuam o início, o meio e o fim do espetáculo, além de representarem a trajetória da vida de cada um.
 
Duração: 30 min.
 
Direção: Ésio Magalhães. Concepção: Rodrigo Mallet e Vitor Poltronieri. Com Vitor Poltronieri e Marcelo Mamute.
 
DANÇA
Puntear
Cia. Damas em Trânsito e os Bucaneiros (SP)
 
Por meio da improvisação na dança e na música, a performance faz uma leitura corporal e sensorial do lugar onde se apresenta, valendo-se de sua arquitetura, sons e dinâmicas. A intervenção pode acontecer no silêncio (possibilitando ouvir o ruído do local) ou ao som de música construída ao vivo. A ideia é diluir o foco e chamar a atenção do público para diferentes ângulos do espaço, além de apresentar novas maneiras de habitá-lo e intervi-lo. Duração: 20 min.
Concepção: Cia. Damas em Trânsito e os Bucaneiros. Direção: Alex Ratton Sanchez
Intérpretes-criadores: Alex Ratton Sanchez, Carolina Callegaro, Ciro Godoy, Clara Gouvêa, Laila Padovan e Larissa Salgado.
 
TEATRO
Reis de Fumaça
Cia. do Feijão (SP)
 
Atores e músicos recriam danças dramáticas populares, trazem depoimentos de personalidades ligadas a essas manifestações, recitam poesias e cantam músicas de diversas origens da cultura brasileira. Entre os temas abordados no espetáculo estão a escravidão, a religiosidade, o prazer pagão, as crianças e os trabalhadores.Duração: 60 min.
 
Direção e dramaturgia: Pedro Pires e Zernesto Pessoa. Elenco: Fernanda Haucke, Fernanda Rapisarda, Flávio Pires, Guto Togniazzolo, Pedro Pires, Vera Lamy e Zernesto Pessoa.
 
MÚSICA
Max de Castro (SP)
 
O cantor e compositor revisita o primeiro álbum Samba Raro, lançado em 2000, que ganhou uma edição numerada em vinil 180 gramas.  As canções, tocadas e arranjadas por ele, apresentam uma mistura de música eletrônica, soul, samba e bossa nova. O álbum rendeu a ele prêmios como o de artista revelação da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e elogios da crítica especializada, como da revista Time. Duração: 90 min.
 
Com Max de Castro (voz e guitarra), Marcelo Maita e Xuxa Levy (piano), Robinho Tavares (baixo), Samuel Fraga (bateria), Sidmar Vieira (trompete), Denilson Martins (saxofone) e Nyack (DJ).
 
CIRCUITO SESC DE ARTES
Domingo, 3 de abril, das 16h às 21h
No Parque Municipal Dom José
Rua Ângela Mirella, 500, Vila Porto
Fotos
 
Secretaria de Comunicação Social


URL:
Imprimir Enviar esta notícia por e-mail

Permissão de uso
É permitida a utilização do material publicado neste site desde que com autorização da Secretaria de Comunicação Social.