05/02/2016 « Voltar - Mais Noticias »»
Prevenção a DST, HIV e Hepatites no Carnaval é alvo de campanha
clique na imagem para ampliar  
Com a chegada do Carnaval, a Secretaria de Saúde de Barueri intensifica o trabalho na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST), HIV e Hepatite para que não apenas os foliões, mas toda a população se conscientize ao uso de métodos que previnem de doenças.
 
Em Barueri, no Centro de Testagem e Aconselhamento localizado no Serviço de Atendimento Especializado, qualquer pessoa pode retirar preservativos feminino ou masculino gratuitos durante todo o ano.
 
No CTA também é possível fazer o teste rápido para verificar precocemente se o paciente tem algumas das doenças e com isso iniciar o tratamento para que possa ter melhor qualidade de vida. A testagem rápida de HIV, sífilis, hepatite B e C são feitas de segunda à sexta das 7 da manhã até as 16h30.
 
O uso do preservativo em todas as relações sexuais ainda é a alternativa mais eficaz e segura na prevenção das DSTs e da AIDS.
 
Este ano a Campanha de prevenção contra DST e Aids para ao carnaval começou a ser veiculada no dia 27 de janeiro. O slogan é "Deixe a camisinha entrar na festa".
 
Números da doença
Só em 2015, 81 mil pessoas começaram a usar medicamentos antirretrovirais para tratamento de HIV, totalizando em 455 mil o número de pacientes em terapia contra o vírus da Aids no país. Os dados foram divulgados no dia 28 de janeiro pelo Ministério da Saúde, durante o lançamento da campanha de prevenção contra DST e Aids para o Carnaval 2016. O governo destacou que o número de pessoas em tratamento quase dobrou de 2009 para 2015, passando de 231 mil para os atuais 455 mil.
 
O número de testes realizados também subiu: foram 9,6 milhões de testes de janeiro a setembro de 2015, 22% a mais do que os 7,8 milhões realizados na mesma época de 2014.
 
Doenças Sexualmente Transmissíveis
As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha com uma pessoa que esteja infectada, e geralmente se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. As mais conhecidas são gonorréia, HPV e sífilis.
 
As DSTs afetam a saúde física, emocional e qualidade de vida de homens e mulheres, sendo os adolescentes e jovens os mais frequentemente contagiados. Algumas delas têm cura, outras não.
 
É muito comum a ausência de sintomas, principalmente nos estágios iniciais da doença. O que leva à ausência de tratamento podendo causar problemas como infertilidade ou câncer.
 
Gestantes infectadas por alguns tipos de doenças sexualmente transmissíveis podem passar a infecção para o bebê durante a gravidez ou parto.
 
Centro de Testagem e Aconselhamento
Os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) são serviços de saúde que realizam ações de diagnóstico e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. O atendimento é totalmente sigiloso e oferece a quem realiza o teste a possibilidade de ser acompanhado por uma equipe de profissionais de saúde que a orientará sobre resultado final do exame, independente dele ser positivo ou negativo. Quando os resultados são positivos, os CTA são responsáveis por encaminhar as pessoas para tratamento nos serviços de referência.
 
Profilaxia Pós Exposição Sexual (PEP)
É uma medida de proteção que consiste no uso de medicamento até 72 horas após a relação sexual, para reduzir o risco de transmissão do HIV quando ocorrer falha ou o não uso de preservativo. O PEP só é indicado para situações excepcionais e também em casos de violências sexuais. Não deve ser usada a qualquer momento, pois não substitui a camisinha e seus efeitos colaterais são desconhecidos em pessoas com HIV negativas.
 
O Serviço de Atendimento Especializado fica localizado na Avenida Henriqueta Mendes Guerra, 268, bulevar do Centro – Barueri - Fone: 4199-3169.
 
 
Secretaria de Comunicação Social


URL:
Imprimir Enviar esta notícia por e-mail

Permissão de uso
É permitida a utilização do material publicado neste site desde que com autorização da Secretaria de Comunicação Social.