28/01/2016 « Voltar - Mais Noticias »»
Crianças entram na guerra contra a dengue
clique na imagem para ampliar  
Menina observa larva do mosquito Aedes aegypti
Crianças de 4 a 8 anos, que estão participando do Biblioférias (atividades de férias) nas 11 bibliotecas municipais de Barueri, estão se transformando em mais uma “arma” da cidade contra a dengue.
 
De forma lúdica, as crianças estão sendo orientadas sobre o perigo da dengue. Para que entendam como funciona a proliferação do mosquito, vários criadouros (isolados e sem risco de proliferação) são espalhados nas áreas externas das bibliotecas. Divididas em grupos as crianças participam da “caça ao tesouro”. Nesse caso, a caça aos criadouros.
 
Elas também expandem os conhecimentos junto à comunidade do entorno das bibliotecas. Em grupos e acompanhadas por monitores, as crianças percorrem casas e comércios para alertar para o perigo da dengue.
 
A cada edição o Biblioférias trabalha uma temática diferente com as crianças. Desta vez decidiu focar na dengue por conta do perigo da epidemia que ameaça a cidade, a região e o país. Além da dengue há o chikungunha e o zika vírus.
 
No Biblioférias as crianças têm um bate-papo com o Dr. Dengue (Janailton Reis, responsável pelo Comitê Municipal de Mobilização de Ações de Controle de Dengue) e esclarecem suas dúvidas. Os palhaços Pincel e Costelinha também participam da conscientização e levam com eles um grande mosquito da dengue.
 
Multiplicadores
“Ensinar as crianças desde cedo é uma questão de cidadania e também de segurança. Elas absorvem bem os assuntos e são capazes de alertar os adultos”, explica a psicóloga infantil Irene Santiago. De acordo com ela, as crianças são excelentes multiplicadores desde que bem orientados.
 
Em Barueri, após participar das atividades de férias que também envolvem brincadeiras, ida ao cinema, música, dança, poesia e até plantio, as crianças serão condecoradas com uma estrela de xerife (em forma de botton), uma espécie de certificação para que representem a cidade.
Fotos
 
Secretaria de Comunicação Social


URL:
Imprimir Enviar esta notícia por e-mail

Permissão de uso
É permitida a utilização do material publicado neste site desde que com autorização da Secretaria de Comunicação Social.