12/01/2016 « Voltar - Mais Noticias »»
Cultura abre inscrições para Oficinas Culturais nesta quarta-feira (13)
clique na imagem para ampliar  
A Secretaria de Cultura e Turismo abre na quarta-feira, 13, as inscrições para as Oficinas Culturais, cursos gratuitos nas áreas de Artes Visuais, Dança, Teatro, Música e Capoeira, distribuídos em diversos pontos do município de Barueri.
 
As oficinas possuem várias funções, mas atuam principalmente proporcionando o contato do cidadão com a linguagem artística que ele escolhe, independentemente de ter aspirações profissionais ou não. Elas promovem o acesso a arte e a inclusão social.
 
Para se inscrever nas oficinas, é preciso apresentar o Cartão Barueri ou protocolo do mesmo. No caso de optar pelas oficinas de dança, teatro ou capoeira, é necessário apresentar Atestado Médico. Ao participar dos cursos das Oficinas Culturais, os alunos também participam de apresentações ou exposições no encerramento do ano.
 
Os cursos de Ballet são oferecidos para quem tem 5 anos ou mais. A oficina envolve ballet clássico, a partir de aulas práticas e teóricas, fundamentadas nos principais métodos da técnica acadêmica como Vaganova (russo), Chechetti (italiano), francês e cubano. As aulas estarão divididas entre Centro Cultural e bibliotecas Cora Coralina e Luiz Odair.
 
A Oficina de Jazz atende pessoas a partir dos 9 anos. As aulas práticas e teóricas envolvem as linguagens: jazz dance, jazz lírico, modern jazz e street jazz. As aulas acontecerão no Teatro Municipal e na Biblioteca Luiz Fernandes.
 
A Oficina de Dança Contemporânea exige, no mínimo, 8 anos de idade para inscrição. As aulas práticas e teóricas, inclusive com rodas de conversa, utilizam as seguintes técnicas da dança moderna: Grahan, Horton, dança teatro (Pina Bauchi), entre outras. As aulas acontecerão no Centro Cultural e Biblioteca Salomão Cruz.
 
A Dança de Salão atende pessoas a partir dos 14 anos de idade e contempla os seguintes estilos: merengue, samba de gafieira, forró, bolero, zouk, salsa, bachata e zumba. As aulas serão ministradas no Centro Cultural.
 
O Street Jazz, junção de hip hop, freestyle e jazz moderno, exige, no mínimo, 12 anos de idade para inscrição. As aulas serão no Centro Cultural e na Biblioteca Cora Coralina.
 
A Oficina de Capoeira atende pessoas a partir dos 5 anos de idade. Desenvolvida através de aulas práticas, a oficina tem por objetivo promover o resgate da cultura popular a partir de atividades corporais e artísticas. As aulas estarão divididas entre Parque Municipal, Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e bibliotecas Salomão Cruz e Luiz Odair.
 
Para participar da Oficina de Teatro é preciso ter, no mínimo, 7 anos de idade. As aulas são práticas e teóricas e distribuídas entre Centro Cultural, Teatro Municipal e bibliotecas Luiz Fernandes e Salomão Cruz.
A Oficina de Desenho e Pintura, desenvolvida a partir de aulas práticas e teóricas, exige, no mínimo, 7 anos de idade. As aulas acontecerão no Núcleo Oficinas e nas bibliotecas Max Zendron e Cora Coralina. Tem também oficinas de pintura (8 anos), artes e reciclagem (7 anos) e mangá e caricatura (7 anos).
 
Os interessados em música, terão à disposição as oficinas de Violão Popular, a partir dos 8 anos de idade com aulas no Núcleo oficinas e nas bibliotecas Luiz Fernandes, Luiz Odair e Cora Coralina; Violão Clássico, a partir dos 7 anos de idade, com aulas no Núcleo Oficinas; Canto Coral, a partir dos 7 anos de idade, com aulas no Núcleo Oficinas e na Biblioteca Luiz Odair; Cavaquinho, a partir dos 8 anos de idade, com aulas nas bibliotecas Cora Coralina e Luiz Odair, e de Piano, a partir dos 9 aos 70 anos de idade, com aulas no Centro Cultural.
 
A Oficina de Zumba Fitness, para quem tem entre 14 e 60 anos de idade, acontecerá no Parque Municipal e no Centro Cultural.
 
A novidade fica por conta da Oficina de Leitura, a partir dos 6 anos de idade. A oficina promoverá o acesso ao livro e a leitura com o objetivo de despertar o prazer pela leitura bem como ampliar o universo informacional e cultural dos alunos.
 
INSCRIÇÕES
A partir de 13 de janeiro, das 9h às 18h
Locais
Ganha Tempo – Avenida Henriqueta Mendes Guerra, 550, Centro
Biblioteca Luiz Odair – Rua Duarte da Costa, 15, Parque Imperial
Biblioteca Cora Coralina – Rua Glória, 630, Parque dos Camargos
Biblioteca Luiz Fernandes – Rua Paraná, 240, Nova Aldeinha
Biblioteca Salomão Cruz – Avenida Cachoeirinha, 74, Vila Pindorama
Biblioteca Max Zendron – Rua Rio Grande do Sul, 234, Vila Boa Vista
 
Documentos
Cartão Barueri ou protocolo
Atestado Médico para oficinas de dança, teatro e capoeira
 
Mais informações 4199-1600.
 
Fotos
 
Secretaria de Comunicação Social


URL:
Imprimir Enviar esta notícia por e-mail

Permissão de uso
É permitida a utilização do material publicado neste site desde que com autorização da Secretaria de Comunicação Social.