10/11/2015 « Voltar - Mais Noticias »»
Prefeitura de Barueri fornece teste de tuberculose
clique na imagem para ampliar  
Campanha do SUS de prevenção à tuberculose
A tuberculose merece uma atenção especial da sociedade, e uma das metas da Organização Mundial de Saúde (OMS) é erradicar totalmente a doença – todavia, o caminho ainda é longo e exige muita persistência dos responsáveis pelas políticas de saúde.
 
Em Barueri, a Prefeitura de Barueri (Cabs) irá intensificar em todas as Unidades Básicas de Saúde a busca ativa de casos positivos de tuberculose através do exame de escarro. O exame, que será realizado no período de 3 a 11 de novembro, é fácil, indolor e rápido.
 
O exame detecta bactérias ou fungos que podem causar infecções nos pulmões ou vias respiratórias. A expectoração é um líquido espesso produzido nos pulmões e vias respiratórias que é eliminada com a tosse. Para fazer o exame de escarro, uma amostra de expectoração é colocada num recipiente com substâncias que promovem o crescimento de bactérias ou fungos. Se os organismos que podem causar infecção se multiplicarem, a cultura é positiva. O tipo de bactéria ou fungo será identificado com um microscópio ou por análises químicas.
 
Tuberculose
É uma doença infecto-contagiosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch, podendo ser transmitida nas gotículas eliminadas pela respiração, por espirros e pela tosse. Além dos pulmões, a doença pode acometer órgãos como rins, ossos e meninges.
 
Os sintomas mais frequentes são: tosse por mais de duas semanas, produção de catarro, febre, sudorese, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento. Nos casos mais avançados, pode aparecer escarro com sangue.
 
Para a prevenção da tuberculose, recomenda-se tomar a vacina BCG ainda na infância. É importante também evitar permanecer longos períodos em locais úmidos, sem exposição solar e com muitas pessoas em espaço pequeno, além do contato com indivíduos contaminados. E caso haja alguma suspeita, é necessário que a pessoa se dirija imediatamente ao posto, pois quanto mais precoce o diagnóstico, mais chances de cura.
 
A tuberculose é tratada com antibióticos específicos controlados. Quando interrompido, o paciente volta a desenvolver sintomas progressivos, passa novamente a transmitir a doença e ela pode adquirir resistência aos medicamentos antimicrobianos, sendo necessário aumentar a quantidade de medicação e o tempo de tratamento total.
 
Secretaria de Comunicação Social


URL:
Imprimir Enviar esta notícia por e-mail

Permissão de uso
É permitida a utilização do material publicado neste site desde que com autorização da Secretaria de Comunicação Social.