02/10/2015 « Voltar - Mais Noticias »»
Eleição dos Conselhos Tutelares de Barueri acontece neste domingo, dia 4
clique na imagem para ampliar  
Fachada do atual Conselho Tutelar de Barueri
Domingo, 4 de outubro, tem eleição para o Conselho Tutelar de Barueri – e, pela primeira vez em sua história, a cidade terá dois conselhos tutelares, a partir de 2016. Desta forma, em vez de 5 conselheiros, a cidade contará com 10, eleitos pelo voto direto.
 
Uma comissão estabelecida pelo Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente de Barueri é responsável pela organização do processo eleitoral. Podem votar todas as pessoas maiores de 16 anos, moradoras de Barueri e que tenham título de eleitor. Importante destacar que, sendo a eleição para dois conselhos, a votação será regionalizada, ou seja, haverá dois locais de votação.
 
Para o Conselho Tutelar I, a eleição será na Emef Professora Elvira Lefreve Salles Nemer.  Para o Conselho Tutelar II, a votação será na Emef Professora Ivani Maria Paes. Quem tem título da zona eleitoral 199, votará na Emef Elvira, que fica na avenida Henriqueta Mendes Guerra, 1.168. Se o título for da zona eleitoral 386, o local de votação é a Emef Ivani, localizada na rua Professora Ivani Maria Paes, 21 (ao lado do Fórum).
 
Para votar, é preciso apresentar o título de eleitor e documento oficial com foto. A eleição acontecerá no dia 4 de outubro em todos os municípios brasileiros. Cada pessoa pode votar apenas em um candidato. A eleição será realizada das 8 às 17 horas.
 
Novidade
A implantação do segundo conselho passa a vigorar em 2016, mas ainda este ano, haverá eleições para o cargo de conselheiro. Desta forma, em vez de 5 conselheiros, a cidade contará com 10, eleitos pelo voto direto. Os conselheiros eleitos tomarão posse em 10 de janeiro de 2016 para um mandato de quatro anos.
 
O Conselho
O Conselho Tutelar exerce uma função muito importante na sociedade, pois são eles que primeiro atendem todas as situações de violação de direitos contra crianças e adolescentes, como violência doméstica, negligência, abuso e exploração.
 
Também são funções do Conselho encaminhar crianças e adolescentes para as medidas proteção, ou seja, aos órgãos de atendimento no município, bem como orientar pais, requisitar serviços públicos e encaminhar à autoridade judiciária os casos de sua competência.  O atual Conselho Tutelar de Barueri atende na sede situada na rua Elvira Lefevre Salles Nemer, 178, Jardim São Pedro, das 8 às 17 horas, e 24 horas pelo telefone 4198-5344.
 
Secretaria de Comunicação Social


URL:
Imprimir Enviar esta notícia por e-mail

Permissão de uso
É permitida a utilização do material publicado neste site desde que com autorização da Secretaria de Comunicação Social.