25/09/2015 « Voltar - Mais Noticias »»
Som Bom reverencia Cartola neste domingo (27)
clique na imagem para ampliar  
O Som Bom, programa da Secretaria de Cultura e Turismo que acontece todo último domingo do mês, às 11 horas, no Teatro Municipal de Barueri, apresenta no dia 27 uma reverência a Cartola. O acesso é gratuito e não é necessário retirar ingressos com antecedência.
 
O programa é comandado por músicos da Secretaria: Ricardo Rezende, Jorge Albuquerque, Sérgio Afinidade, Noel Medrado e Mestre Rony. Para esta edição foram convidados os músicos Belô, Ítalo Queiroz e percussionistas da Escola de Samba Mariah. A apresentação também contará com a bailarina Fernanda Santos.
 
No espetáculo, os ledores, também da Secretaria de Cultura e Turismo, apresentarão um pouco mais sobre a vida de Cartola. Por exemplo, em 1925, Cartola fundou com seu parceiro Carlos Cachaça, os Arengueiros, bloco que se transformou 3 anos depois na segunda escola de samba do Rio de Janeiro e numa das mais amadas e premiadas agremiações do samba carioca.
 
Sobre Cartola falarão também que até 1941 ele vendeu muitos sambas e foi interpretado por importantes vozes da época. A Mangueira (sua escola) sagrou-se campeã do carnaval. Ele cantou em várias rádios, apresentou-se em São Paulo e depois desapareceu durante anos. Muitos chegaram a achar que ele estivesse morto.
 
Até Carlos Drummond de Andrade escreveu a respeito dele: “Cartola sabe sentir com a suavidade dos que amam pela vocação de amar, e se renovam amando”.
 
O bar de Cartola, chamado de “Refeição Caseira Ltda” transformou-se no “Zicartola” no início da década de 1960. O nome reforçava o casamento entre Zica e Cartola, que se conheceram na juventude, mas se casaram muito tempo depois. O espaço transformou-se num celeiro de grandes compositores. Por lá passaram grandes nomes da Música Popular Brasileira: Nelson Cavaquinho, Zé Kéti, Paulinho da Viola, Elizeth Cardoso e Nara Leão.
 
No Som Bom, os músicos apresentarão os grandes sucessos de Cartola como “Fita os Meus Olhos”, “Peito Vazio”, “Quem me Vê Sorrindo”, “Amor Proibido”, “Disfarça e Chora” e “As Rosas Não Falam” entre outros.
 
Para quem ainda não assistiu ao Som Bom, o espetáculo reúne músicas (executadas por músicos da Secretaria de Cultura e Turismo), leituras sempre com informações pertinentes ao compositor/músico reverenciado, dança e vídeos de época.
 
Som Bom – Cartola
Dia 27, às 11 horas
Teatro Municipal de Barueri – rua Ministro Raphael de Barros Monteiro, 255, Jardim dos Camargos
Entrada gratuita
Mais informações: 4199-1600
 
 
Secretaria de Comunicação Social


URL:
Imprimir Enviar esta notícia por e-mail

Permissão de uso
É permitida a utilização do material publicado neste site desde que com autorização da Secretaria de Comunicação Social.