15/09/2015 « Voltar - Mais Noticias »»
Segunda dose da vacina contra o HPV já está disponível nos Postos de Saúde
clique na imagem para ampliar  
Jovens com idades entre 9 a 11 anos devem tomar segunda dose
Jovens com idades entre 9 a 11 anos que já tomaram a primeira dose da vacina contra o papiloma vírus humano (HPV) devem procurar as unidades básicas de Barueri para receber a segunda dose.
 
A imunização com a 2ª dose começou no dia 1º de setembro, sendo necessária para garantir a proteção contra o HPV, vírus que pode causar câncer de colo do útero.
 
A aplicação é ministrada em três doses, sendo que a segunda aplicação deverá ser feita seis meses depois da primeira; e a terceira, cinco anos depois. População alvo prioritária da vacinação com a vacina HPV no ano de 2015 são as meninas na faixa etária entre 9 a 11 anos, e devido à baixa adesão à Campanha de 2014, também serão vacinadas as adolescentes de 12 e 13 anos de idade. Meninas e mulheres de 9 a 26 anos, 11 meses e 29 dias vivendo com HIV também recebem a dose.
 
Até 2016, o objetivo do Ministério da Saúde é imunizar 80% do total de 5,2 milhões de meninas de 9 a 13 anos no país.
 
 
HPV
O Papiloma Vírus Humano, ou HPV, é um vírus que vive na pele e nas mucosas dos seres humanos, tais como vulva, vagina, colo de útero e pênis. É uma infecção transmitida sexualmente (DST). A ausência de camisinha no ato sexual é a principal causa da transmissão.
 
Também é possível a transmissão do HPV de mãe para filho no momento do parto, devido ao trato genital materno estar infectado. Entretanto, somente um pequeno número de crianças desenvolve a papilomatose respiratória juvenil.
 
O HPV pode ser controlado, mas ainda não há cura contra o vírus. Quando não é tratado, torna-se a principal causa do desenvolvimento do Câncer de colo do útero e do Câncer de Garganta. 99% das mulheres que possuem Câncer de colo do útero foram infectadas por esse vírus.
 
A infecção pelo HPV é a principal responsável pelo câncer do colo de útero. A cada ano, no Brasil, surgem 15 mil novos casos e 5 mil mulheres morrem. Em 2011, 5.160 mulheres morreram em decorrência dessa doença, o terceiro câncer mais comum entre as brasileiras, atrás dos tumores de mama e colorretal. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 290 milhões de mulheres no mundo têm HPV.
 
 
Secretaria de Comunicação Social


URL:
Imprimir Enviar esta notícia por e-mail

Permissão de uso
É permitida a utilização do material publicado neste site desde que com autorização da Secretaria de Comunicação Social.