24/08/2015 « Voltar - Mais Noticias »»
Em um ano, 58 mil consultas foram marcadas pela internet em Barueri
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Quem não tiver acesso à internet pode utilizar os totens distribuídos pela cidad
Na terça-feira, 18, o agendamento de consultas médicas pelo portal da Prefeitura de Barueri completou um ano de funcionamento. A ferramenta é um sucesso e contabilizou neste período 58.568 apontamentos.
 
O agendamento on-line reduz a fila de espera para consultas, pois o programa une as agendas de todas as UBS da cidade para indicar data e unidade mais próximas. Na data de aniversário do sistema, por exemplo, era possível marcar um horário com um médico clínico geral já para o dia seguinte.
 
Outra vantagem de agendar on-line é evitar que o cidadão tenha que se deslocar até uma UBS apenas para marcar a consulta. Basta acessar o sistema de qualquer computador, tablet ou smartphone conectado à internet.
 
Balanço
Com 15.595 agendamentos pela internet, clínico geral foi a modalidade mais requisitada no programa, aproximadamente 26% do total de apontamentos. Na sequência aparecem as especialidades de oftalmologia (13.483 consultas), ginecologia (10.726), odontologia (10.518) e pediatria (6.174).
 
A ferramenta também permite à mulher marcar uma data para realizar a coleta do Papanicolau – exame que ajuda a prevenir o câncer no colo do útero. O programa já registrou 2.072 agendamentos para este procedimento.
 
Como funciona
Para marcar uma consulta, basta acessar o site www.barueri.sp.gov.br e clicar no campo “Agendamento de Consultas”. Após digitar o número do Cartão Barueri ou confirmar alguns dados pessoais, é só seguir o passo a passo. O processo é gratuito, prático e rápido.
 
Além do agendamento on-line, a plataforma ainda permite a verificação do histórico de consultas, checagem de exames realizados e impressão de comprovantes.
 
Para quem não tem acesso à internet, a Prefeitura de Barueri instalou cerca de 30 totens nos equipamentos da rede pública de saúde e no Ganha Tempo. Semelhantes a caixas eletrônicos, estes terminais oferecem as mesmas ferramentas da plataforma on-line. 
 
Se for faltar, desmarque
Para não sobrecarregar o sistema de saúde e até tirar a oportunidade de outra pessoa, o cidadão que não puder comparecer a uma consulta deve, pelo mesmo sistema da internet, desmarcar o apontamento. O não cancelamento pode bloquear o acesso do usuário a futuros agendamentos.
 
Mesmo com a possibilidade de cancelar ou reagendar a consulta pela internet, a Secretaria de Saúde mantém um serviço de call center para atender esta demanda. O cancelamento prévio pode ser feito através do telefone 4349-0600, de segunda a sexta-feira, das 9 às 21 horas.
 
Secretaria de Comunicação Social


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