18/08/2015 « Voltar - Mais Noticias »»
Avaliação Veicular em Barueri analisa nível de poluição de veículos movidos a óleo diesel
clique na imagem para ampliar  
Opacímetro auxilia na avaliação veicular de Barueri
A Prefeitura de Barueri, por meio de sua Secretaria de Meio Ambiente, realiza nos dias 21 e 22 de agosto (sexta e sábado) a segunda etapa da Avaliação Veicular de 2015, no estacionamento do Ginásio José Corrêa. O objetivo é orientar os motoristas sobre o nível de poluição emitido por seus veículos. A avaliação é obrigatória para a frota da Prefeitura e voluntária para a população.
 
Em tempos de clima seco, ações que minimizem a poluição do ar são ainda mais importantes, isso porque a falta de chuva e umidade levam a uma concentração maior de poluentes no ar. A fumaça preta que pode ser emitida por veículos movidos a óleo diesel é muito poluente, já que é carregada de partículas que causam diversos problemas à saúde, como inflamações no aparelho respiratório, artérias e veias.
 
A emissão de fumaça preta indica uma queima incompleta do combustível, ocasionada por um motor desregulado. Na maioria das vezes, uma simples regulagem do motor diminui de forma bastante significativa o nível de poluição emitido.
 
A avaliação tem caráter educativo e preventivo, ou seja, os veículos que não estiverem dentro dos níveis permitidos não serão punidos, apenas orientados. Já os que forem aprovados recebem um selo confirmando a aprovação.
 
Opacímetro
Desde a primeira edição de 2015, a avaliação veicular passou a contar com a ajuda do opacímetro, equipamento que faz uma medição eletrônica do nível de opacidade da fumaça.
 
Até então a análise do nível de emissão de fumaça preta pelos veículos era feita unicamente com a escala de Ringelman, uma espécie de cartão com vários tons de cinza para análise a olho nu. Já o opacímetro capta a fumaça por meio de uma sonda introduzida no escapamento e, através de um processo óptico, o nível de fumaça é avaliado no interior do aparelho, tornando o resultado mais preciso e objetivo.
 
A avaliação veicular deste semestre será realizada no dia 21, das 9 às 16 horas; e no sábado, dia 22, das 8h30 às 11 horas. O estacionamento do Ginásio José Correa fica na avenida Guilherme P. Guglielmo, 1.000, no Centro de Barueri. Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Meio Ambiente de Barueri pelo telefone 4199-1500.
 
Secretaria de Comunicação Social


URL:
Imprimir Enviar esta notícia por e-mail

Permissão de uso
É permitida a utilização do material publicado neste site desde que com autorização da Secretaria de Comunicação Social.