04/08/2015 « Voltar - Mais Noticias »»
Parque Ecológico de Barueri completa um ano de administração municipal
clique na imagem para ampliar  
Parque Ecológico tem cerca de 1 milhão de m²
O Parque Ecológico de Barueri completou, no dia 1º de agosto, um ano em que está sendo administrado pela Prefeitura, através da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente. Desde a inauguração, em 1982, o local era administrado pelo Governo do Estado de São Paulo, através do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).
 
O Parque Ecológico de Barueri ocupa uma área de aproximadamente 1 milhão de m² no bairro de Alphaville, às margens do rio Tietê, e integra a APA Várzeas do Rio Tietê (Área de Proteção Ambiental), uma unidade de conservação criada pela Lei Estadual n° 5.598, de 06/02/87, para proteger as margens do rio.
 
O parque recebeu nova sinalização e mais qualidade ambiental com o plantio de aproximadamente 300 mudas de árvores, a soltura de aves silvestres e a melhora da qualidade da água do lago, através de um trabalho intenso de fiscalização por parte da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente, que identificou e extinguiu despejos irregulares de esgoto. Para garantir mais segurança no local, o parque conta com o apoio da base da Guarda Municipal.
 
Mais cultura e lazer
O parque se tornou um espaço para eventos como a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente e o encerramento da campanha Setembro Verde com exposições, trilhas ecológicas e oficinas ambientais.
 
Nas tardes de domingo acontecem diversas atividades da Secretaria de Cultura e Turismo, como o “Cantando no Parque”, que leva bandas e cantores de estilos variados para os parques da cidade; e a “Hora do Conto”, na qual contadoras de história, que integram o Elenco de Leitura da Secretaria,  ficam em um espaço do parque identificado e preparado especialmente para o público sentar, ouvir e curtir as histórias. 
 
Além da ampla área verde, playgrounds, churrasqueiras, quiosques e mesas de ping-pong, o Parque Ecológico de Barueri oferece outras áreas como os campos de futebol, salão de festas e o batistério – para utilização destes espaços, é necessário agendamento prévio.
 
Para mais informações, entre em contato com a administração do parque pelo telefone 4191-9844. A utilização dos espaços é gratuita.
 
Secretaria de Comunicação Social


URL:
Imprimir Enviar esta notícia por e-mail

Permissão de uso
É permitida a utilização do material publicado neste site desde que com autorização da Secretaria de Comunicação Social.