13/07/2015 « Voltar - Mais Noticias »»
Guardas de Barueri intensificam fiscalização anticerol
clique na imagem para ampliar  
Além do uso, são proibidos por lei a fabricação, venda ou fornecimento de cerol
Os agentes da Guarda Civil Municipal de Barueri, órgão vinculado à Secretaria dos Assuntos de Segurança, estão intensificando as ações para o combate da prática ilegal de empinar pipas usando linha com cerol ou linha chilena.
 
No penúltimo final de semana do mês de junho, a fiscalização aconteceu no bairro Bethaville (área localizada em frente à Câmara Municipal de Barueri), onde geralmente grupos de pessoas se reúnem para soltar pipas.
 
Aqueles que desrespeitaram a lei foram orientados, receberam a autuação e tiveram o material proibido apreendido. Nesse caso, a multa aplicada aos infratores ou aos seus responsáveis foi de R$ 607,50.
 
Fique atento porque não só o uso, como a fabricação, venda ou o fornecimento de cerol ou a utilização de linha chilena para empinar pipa foram proibidas pelo decreto 7.890/14 que regulamentou a lei 1.384/03.
 
Para outras informações contate a Secretaria dos Assuntos de Segurança por meio do telefone 4199-1400 ou pelo e.mail secretariaseguranca@barueri.sp.gov.br. Para comunicar emergências ligue 153 ou 199.
 
Dicas para soltar pipa com segurança:
 
- Evite soltar pipas em áreas próximas a fios elétricos, estradas e rodovias. Prefira locais abertos como parques ou campos;
- Experimente soltar pipa sem rabiola, tais como as arraias. Na maioria dos casos, a pipa fica enroscada nos fios por causa da rabiola;
- Se a pipa enroscar em fios elétricos não tente tirá-la, é melhor ficar sem a pipa do que perder a vida;
- Não faça pipas com papel laminado porque o risco de choque elétrico é grande;
- Não solte pipas sobre laje de casas ou durante períodos chuvosos. É muito perigoso devido aos raios;
- Não use linhas metálicas como o fio de cobre para empinar pipas e, principalmente, não use linha com cerol ou linha chilena.
 
Secretaria de Comunicação Social


URL:
Imprimir Enviar esta notícia por e-mail

Permissão de uso
É permitida a utilização do material publicado neste site desde que com autorização da Secretaria de Comunicação Social.