13/05/2015 « Voltar - Mais Noticias »»
Centro Cultural abriga Batuque de Umbigada neste sábado, 16
clique na imagem para ampliar  
Batuque de Umbigada é atração em Barueri
O Centro Cultural de Barueri será palco do encontro de Batuque de Umbigada. As festividades acontecem no sábado, 16 de maio, às 19 horas. Este é o terceiro ano consecutivo que a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo reúne em confraternização os batuqueiros, que desta vez representam as cidades de Capivari, Tietê e Barueri.
 
O Batuque de Umbigada é uma arte genuinamente paulista e muito rara, que remete aos tempos do Brasil colonial. Em Barueri, a manifestação foi muito praticada na Vila Pouso Alegre, sob o comando do ferroviário Aggêo Pires(que veio de Laranjal Paulista- região com forte tradição batuqueira) entre a comunidade afrodescendente da cidade.
 
Em Barueri, a manifestação até hoje se mantém pela dedicação de remanescentes e na atuação do mestre e compositor Benedito Alves Assumpção Filho, ilustre morador que veio para a cidade em meados de 1960.
 
O que é?
A Umbigada é uma dança de expressão simbólica de saudação e contato corporal (origem de todas as outras danças de abraço ou contato de ventre). A palavra original "samba",  no dialeto Quimbundo-Bantos, significa “umbigo” – daí por extensão a origem da palavra "samba".
 
Embora seja uma dança contagiante, a Umbigada tem regras tradicionais que os mestres se esforçam para preservar. O Batuque é um costume festivo vindo da África, em que se comemora "a natividade" (nascimento), "o enlace" (casamento), e "a passagem" (homenagem póstuma).
 
O Centro Cultural de Barueri fica na rua Mônaco, 260, Parque Santa Luzia.
 
Secretaria de Comunicação Social


URL:
Imprimir Enviar esta notícia por e-mail

Permissão de uso
É permitida a utilização do material publicado neste site desde que com autorização da Secretaria de Comunicação Social.