08/05/2015 « Voltar - Mais Noticias »»
Mais de 200 veículos são avaliados na inspeção veicular em Barueri
clique na imagem para ampliar  
Avaliação Veicular foi realizada com opacímetro
A Prefeitura de Barueri, através da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente realizou no final de abril a Avaliação Veicular, no estacionamento do Ginásio José Corrêa. Foram inspecionados 234 carros e 19 foram reprovados, o que representa 8%.
 
Nesta edição, a ação educativa, que avaliou o nível de fumaça preta emitida por veículos movidos a óleo diesel, passou a ser realizada com o opacímetro, equipamento que faz uma medição eletrônica do nível de opacidade da fumaça. A avaliação foi direcionada para a frota da Prefeitura e foi aberta a todos os interessados gratuitamente.
 
A análise do nível de emissão de fumaça preta pelos veículos em Barueri era feita com a escala de Ringelman, uma espécie de cartão com vários tons de cinza para análise a olho nu. Já o opacímetro capta a fumaça por meio de uma sonda introduzida no escapamento e, através de um processo óptico, o nível de fumaça é avaliado no interior do aparelho, tornando a avaliação mais precisa e objetiva.
 
O evento teve caráter educativo e preventivo. Os veículos que não estavam dentro dos níveis permitidos não foram punidos e apenas orientados; já os que foram aprovados receberam um selo confirmando a aprovação.
 
Grande parte dos veículos avaliados foi da frota que presta serviços às Secretarias de Educação e de Serviços Municipais. Além dos carros da Prefeitura, também participaram viaturas da Cooperyara e do Corpo de Bombeiros.
 
Secretaria de Comunicação Social


URL:
Imprimir Enviar esta notícia por e-mail

Permissão de uso
É permitida a utilização do material publicado neste site desde que com autorização da Secretaria de Comunicação Social.