06/05/2015 « Voltar - Mais Noticias »»
Baixas temperaturas são propícias para infecções respiratórias
clique na imagem para ampliar  
Fazer inalação evita que a criança tenha complicações mais graves
A chegada do outono, com temperaturas mais baixas, aumenta a probabilidade do contágio de infecções respiratórias. A imunidade fica mais comprometida e as pessoas tendem a aglomerar-se em locais fechados, com pouca circulação de ar.
 
“A maior parte das infecções é por vírus. E mesmo as infecções por bactérias, aquelas que precisam de antibiótico, começam com uma infeção viral. A bactéria aproveita para entrar no organismo”, explica a médica Fernanda Doreto Rodrigues.
 
Fernanda lidera o grupo de pediatras da Secretaria de Saúde de Barueri e relata que as infeções respiratórias são a principal causa de internação infantil. “No Hospital Municipal, 80% das internações ao longo do ano são por causas respiratórias, mesmo com o atual surto de dengue”, ressalta.
 
Para evitar estes males a recomendação é evitar a aproximação de doentes e também os aglomerados de pessoas, pois não se sabe quem pode estar infectado. Já que o contato também transmite vírus, lavar as mãos é sempre uma medida preventiva, assim como estar com a vacinação em dia. A criança que já está gripada, para evitar complicações, deve beber bastante líquido, repousar, ter o nariz lavado com soro várias vezes ao dia e fazer inalações.
 
Influenza
O vírus influenza é o segundo maior responsável por infecções no aparelho respiratório (o primeiro é o vírus sincicial) e pode trazer graves complicações como pneumonia, insuficiência respiratória e infecções bacterianas associadas. Para combatê-lo, o Brasil todo está na Campanha de Vacinação Contra Influenza, que começou na segunda feira, 4, e vai até 22 de maio.
 
“A lenda de que a vacina dá gripe não é real”, informa Fernanda. “Mesmo tomando a vacina, a gripe pode ser causada por outro tipo de vírus. A vacina é importante para evitar doenças mais graves”, destaca a pediatra.
 
Devem ser vacinadas contra influenza crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos (somente uma em cada 100 crianças vacinadas apresenta quadros de febre), idosos a partir de 60 anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto e profissionais da área de saúde. Em Barueri, a vacina é aplicada gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, em todas as unidades básicas de saúde (UBS).  
 
Dia D
Neste sábado, 9,  haverá grande mobilização para a Campanha de Vacinação Contra Influenza. As unidades básicas de Barueri aplicarão a vacina das 8 às 17 horas.
 
Já das 8 às 16 horas haverá outros postos de vacinação na Clínica de Saúde da Unip (na alameda Amazonas, em Alphaville), no Solar Ville Garaude (no 18 do Forte) e no Condomínio Morada dos Pássaros (em Aldeia da Serra). O Alpha Shopping (no Centro Comercial Alphaville) também oferecerá a vacina gratuitamente, mas só entre 10 e 16 horas.
 
 
 
Secretaria de Comunicação Social


URL:
Imprimir Enviar esta notícia por e-mail

Permissão de uso
É permitida a utilização do material publicado neste site desde que com autorização da Secretaria de Comunicação Social.