26/02/2015 « Voltar - Mais Noticias »»
Guarda de Barueri intensifica ação contra cerol e linha chilena
clique na imagem para ampliar  
Guarda orientando sobre a proibição de cortantes nas linhas
Desde o mês de agosto do ano passado, agentes da Guarda de Barueri (órgão vinculado à Secretaria dos Assuntos de Segurança da Prefeitura) realizam trabalhos de orientação ao público com relação à proibição do cerol e da linha chilena, usados para soltar pipa.
 
No sábado, 14, esse trabalho de orientação aconteceu na área localizada em frente à Câmara Municipal de Barueri, onde geralmente grupos de pessoas se reúnem para empinar pipas.
 
“Os munícipes que estão soltando pipas são orientados quanto ao decreto municipal que proíbe o uso de linha com cerol ou linha chilena. Ao final da orientação eles também recebem um material informativo”, explicou o classe distinta (CD) da Guarda, Odair Pimentel.
 
“Eu não sabia a respeito da proibição, mas da próxima vez que eu vier empinar pipa aqui, eu vou trazer linha pura”, disse o vigia Reinaldo de Oliveira, 48, que naquela tarde de sábado soltava pipa junto com o seu filho, Mateus Monteiro, 10.
 
Legislação
Fique atento porque não só o uso, como a fabricação, a venda ou o fornecimento de cerol ou a utilização de linha chilena para empinar pipa foram proibidas pelo decreto 7.890/14 que regulamentou a lei 1.384/03. Em caso de desrespeito, a multa aplicada aos infratores ou aos seus responsáveis é de R$ 607,50.
 
Para outras informações contate a Secretaria dos Assuntos de Segurança por meio do telefone 4199-1400 ou pelo e-mail secretariaseguranca@barueri.sp.gov.br. Para comunicar emergências ligue 153 ou 199.
 
Dicas para soltar pipa com segurança
Evite soltar pipas em áreas próximas a fios elétricos, estradas e rodovias. Prefira locais abertos como parques ou campos;
 
Experimente soltar pipa sem rabiola, tais como as arraias. Na maioria dos casos, a pipa fica enroscada nos fios por causa da rabiola;
 
Se a pipa enroscar em fios elétricos não tente tirá-la, é melhor ficar sem a pipa do que perder a vida;
 
Não faça pipas com papel laminado porque o risco de choque elétrico é grande;
 
Não solte pipas sobre laje de casas ou durante períodos chuvosos. É muito perigoso devido aos raios;
 
Não use linhas metálicas como o fio de cobre para empinar pipas e, principalmente, não use linha com cerol ou linha chilena.
Fotos
 
Secretaria de Comunicação Social


URL:
Imprimir Enviar esta notícia por e-mail

Permissão de uso
É permitida a utilização do material publicado neste site desde que com autorização da Secretaria de Comunicação Social.