21/01/2015 « Voltar - Mais Noticias »»
Em Barueri, aulas gratuitas de capoeira acontecem aos sábados
clique na imagem para ampliar  
As aulas serão aplicadas no ITB do Engenho Novo todos os sábados às 10h30.
No sábado, 17, o Conselho Municipal da Juventude de Barueri (CMJ), que tem como objetivo promover atividades sociais e interação entre os jovens, promoveu no ITB do Engenho Novo a aula inaugural e experimental de “Capoeira”. A ação dará continuidade ao trabalho de aplicação das artes marciais para o ano de 2015.
 
As aulas, ministradas em parceria com o Centro de Cultura Afro Brasileiro Porto dos Males, acontecerão todos os sábados às 10h30, abertas a toda população e apresentarão as técnicas “Capitães da Areia”, estilo criado na década de 70 por Anandi das Areias, além da tradicional copeira de Angola.
 
O professor Carlos Aparecido Roque explicou que para a primeira aula foi realizada a interação dos praticantes com os movimentos iniciais, que serão evoluídos a cada semana. “Os alunos ainda poderão acompanhar outras oficinas durante as aulas, como a musicalidade, técnicas do berimbau, canto do capoeirista, e com isso, obter uma bagagem completa da modalidade”, enfatizou.
 
O presidente do Conselho da Juventude, Vinicius Silveira de Almeida, ressaltou que a escolha da modalidade está ligada tanto à preocupação com a qualidade de vida dos jovens quanto ao trabalho socioeducativo promovido pelo CMJ. “Através das aulas os alunos aprenderão também sobre a cultura negra, o desenvolvimento do Brasil e a luta contra a escravidão durante o período colonial de nossa história”.
 
Pedro Alves de Oliveira, morador do bairro, participou da primeira aula e elogiou a iniciativa da Prefeitura. “Achei a ideia excelente, afinal é uma alternativa para tirar as crianças e jovens da rua. O fato de ser gratuito é outro diferencial. Estou ofegante, a aula realmente é muita boa”, finalizou o munícipe.
 
CMJ
O Conselho Municipal da Juventude foi criado pela lei nº 2327, de 27 de fevereiro de 2014, e tem como objetivo fomentar o desenvolvimento integral dos jovens, a fim de prepará-los para assumir plenamente suas responsabilidades e se incorporarem ao mercado de trabalho e aos processos sociais como fator de mudanças dentro dos princípios de justiça e liberdade.
 
É formado por 14 conselheiros titulares e seus respectivos suplentes, sendo sete representantes governamentais e sete representantes da sociedade civil. Tem caráter consultivo, deliberativo, fiscalizador e responsável pela promoção de políticas públicas que visem assegurar os direitos do jovem de Barueri.
 
Secretaria de Comunicação Social


URL:
Imprimir Enviar esta notícia por e-mail

Permissão de uso
É permitida a utilização do material publicado neste site desde que com autorização da Secretaria de Comunicação Social.