21/01/2015 « Voltar - Mais Noticias »»
Comerciantes de Barueri apoiam trabalho de reabilitação de animais silvestres
clique na imagem para ampliar  
Segunda,quarta e sexta-feira são os dias da semana de trabalho ainda mais intenso no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Barueri. Isso porque são esses os dias em que chegam as frutas, legumes e verduras doados pelos comerciantes da cidade para complementar a alimentação dos animais silvestres reabilitados no local.
 
Itens que foram descartados pelo consumidor, o chamado “refugo”, são recolhidos pela Secretaria de Meio Ambiente nos estabelecimentos parceiros e muito bem aproveitados pelos animais silvestres, que chegam ao Cetas acidentados ou vítimas de maus tratos e do comércio ilegal. Essa facilidade em conseguir de forma rápida os mais variados tipos de alimentos é fundamental devido às necessidades do local mudarem muito de acordo com a quantidade e as espécies atendidas.
 
Além disso, como o Cetas prepara os animais para que possam voltar à vida livre é necessário que a alimentação oferecida a eles seja muito próxima daquela encontrada em seu habitat natural. Por isso também fazem parte da dieta de algumas espécies as carnes, os tenébrios (larvas) e os camundongos.
 
Para Ivan Vanderley, diretor do departamento de Biodiversidade da Secretaria de Meio Ambiente de Barueri, as parcerias são fundamentais para manter o trabalho de reabilitação de animais silvestres. “Só com parceiros disponíveis e comprometidos conseguimos atender as necessidades da rotina do Cetas, que é muito dinâmica”, ressalta ele.
 
Atualmente são parceiros do Cetas Barueri os seguintes estabelecimentos da cidade: Supermercado Isami da Cruz Preta, Sacolão Municipal e Açougue do Alemão do Jd. Silveira, Supermercado Carajás do Jd. São Silvestre, HortiFruti do Bahia e Supermercado Barbosa do Centro e a Casa de Carnes Parque dos Camargos.
 
Empresas interessadas em apoiar o trabalho de reabilitação de animais silvestres em Barueri podem entrar em contato com a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente pelo telefone 4199-1500.
Fotos
 
Secretaria de Comunicação Social


URL:
Imprimir Enviar esta notícia por e-mail

Permissão de uso
É permitida a utilização do material publicado neste site desde que com autorização da Secretaria de Comunicação Social.