15/01/2015 « Voltar - Mais Noticias »»
Defesa Civil de Barueri faz alerta sobre o perigo dos raios
clique na imagem para ampliar  
A Defesa Civil monitora as chuvas através de três pluviômetros automáticos insta
Após um longo período de estiagem os temporais estão de volta, e de acordo com informações do Centro de Previsão de Tempo e Estados Climáticos (CPTEC), disponibilizados pela Defesa Civil de Barueri, o volume de chuva previsto para este verão ficará entre 300 e 700 mm.
 
Com as tempestades, a incidência de raios se tornou muito mais frequente em todo o estado de São Paulo. Tanto que em pouco mais de uma semana, seis pessoas foram fatalmente atingidas por descargas elétricas no estado.
 
Intensidade do raio
O raio é uma descarga elétrica de grande intensidade que ocorre na atmosfera. Para se ter ideia, a intensidade típica de um raio é equivalente a mil vezes a mais do que a intensidade de um chuveiro elétrico.
 
Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelam que no Brasil, todos os anos cerca de 130 pessoas morrem em decorrência das descargas elétricas e ainda segundo o órgão, 80% dessas fatalidades poderiam ser evitadas se as pessoas soubessem se proteger.
 
“Daí a importância de saber o que fazer ao visualizar o clarão do raio e ao ouvir o estrondo do trovão”, alerta o responsável pela Defesa Civil de Barueri, órgão vinculado à Secretaria dos Assuntos de Segurança, o classe distinta (CD) Moisés da Silva Rocha.
 
Não seja atingido por um raio
“De modo geral, as pessoas devem evitar a prática de atividades ao ar livre durante as tempestades. Outra orientação é não permanecer em áreas abertas, tais como campos de futebol ou embaixo de árvores ou perto de cercas. Além disso, é importante ficar longe de objetos que conduzam eletricidade (telefone com fio ou celular conectado ao carregador) e dos objetos metálicos”, orientou o CD Moisés Rocha.
  
Em caso de emergência, entre em contato com a Defesa Civil de Barueri por meio do número telefônico 199. Para outras informações o número é o 4199-1400 ou envie mensagem para defesa.civil@barueri.sp.gov.br.
 
 
 
Secretaria de Comunicação Social


URL:
Imprimir Enviar esta notícia por e-mail

Permissão de uso
É permitida a utilização do material publicado neste site desde que com autorização da Secretaria de Comunicação Social.