13/01/2015 « Voltar - Mais Noticias »»
Conselho Municipal da Juventude de Barueri promoverá aulas de capoeira
clique na imagem para ampliar  
As aulas de capoeira serão ministradas semanalmente
O Conselho Municipal da Juventude de Barueri (CMJ), que tem como objetivo promover atividades sociais e interação entre os jovens, trará para o ano de 2015, em parceria com o Centro de Cultura Afro Brasileiro Porto dos Males, aulas inéditas de “Capoeira”. A ação dará continuidade ao trabalho de aplicação das artes marciais – no ano de 2014 a modalidade aplicada foi o Muay Thai.
 
As aulas serão ministradas semanalmente pelo professor Carlos Aparecido Roque, e apresentarão as técnicas “Capitães da Areia”, estilo criado na década de 70 por Anandi das Areias, além da tradicional copeira de Angola. A aula experimental gratuita acontece no próximo sábado, 17, às 10h30 no ITB do Engenho novo, aberta a toda população.
 
Segundo o professor, a capoeira é rica em diversos fatores e aspectos, auxiliando diretamente na saúde de seus praticantes. “Além de ajudar na autoestima, desenvolve a percepção, a coordenação motora, reflexos, agilidade, os conhecimento das capacidades corporais, e ainda traz muita diversão através dos ritmos e musicalidade”, afirmou Carlos.
 
O presidente do Conselho da Juventude, Vinicius Silveira de Almeida, explicou que a escolha da modalidade está ligada tanto à preocupação com a qualidade de vida dos jovens quanto ao trabalho socioeducativo promovido pelo CMJ. “Através das aulas os alunos aprenderão também sobre a cultura negra, o desenvolvimento do Brasil e a luta contra a escravidão durante o período colonial de nossa história”, ressaltou.
 
CMJ
O Conselho Municipal da Juventude foi criado pela lei nº 2327, de 27 de fevereiro de 2014, e tem como objetivo fomentar o desenvolvimento integral dos jovens, a fim de prepará-los para assumir plenamente suas responsabilidades e se incorporarem ao mercado de trabalho e aos processos sociais como fator de mudanças dentro dos princípios de justiça e liberdade.
 
É formado por 14 conselheiros titulares e seus respectivos suplentes, sendo sete representantes governamentais e sete representantes da sociedade civil. Tem caráter consultivo, deliberativo, fiscalizador e responsável pela promoção de políticas públicas que visem assegurar os direitos do jovem de Barueri.
 
 
Secretaria de Comunicação Social


URL:
Imprimir Enviar esta notícia por e-mail

Permissão de uso
É permitida a utilização do material publicado neste site desde que com autorização da Secretaria de Comunicação Social.