19/12/2014 « Voltar - Mais Noticias »»
Barueri ganha prêmio por trabalho de reforma curricular em Ciências
clique na imagem para ampliar  
Cássia, Edson e Leonardo com o cartaz da Reforma Curricular de Ciências
O trabalho "Reforma Curricular do Ensino de Ciências no Município de Barueri" foi premiado pela Sociedade Brasileira de Paleontologiacomo o melhor pôster na categoria "Educação", durante sua reunião regional de São Paulo (Paleo SP 2014), no Instituto de Geociências da Universidadede São Paulo (IGc-USP), dias 4 e 5 de dezembro.
 
O trabalho, premiado com uma réplica de um mesossauro fóssil, foi apresentado pela equipe de Ensino de Ciências do Apoio Pedagógico da Secretaria de Educação de Barueri, formada pelos professores Edson Oliveira da Silva, Cássia Cristina dos Santos Lopes e Leonardo Gazolla da Silva.
 
A Reforma Curricular da Disciplina de Ciências começou pelo Ensino Fundamental I em 2013, e em 2014 concluiu o Ensino Fundamental II. “A necessidade da reforma surgiu após uma pesquisa histórica que buscou reconstruir os passos dados pelo ensino científico no Brasil ao longo das últimas seis décadas. Foi diagnosticado por essa pesquisa que, com o fim dos cursos superiores de História Natural que formavam os antigos professores de Ciências, os conteúdos de Astronomia e principalmente das Ciências da Terra perderam espaço nos currículos em favor da Biologia”, explicou Edson.
 
“Num movimento de resgate e diálogo das diversas áreas da Ciência, a atual proposta visa a integração e distribuição dos conteúdos de maneira uniforme por todo o ensino fundamental, seguindo o eixo estruturante da ‘História da Terra e Evolução Biológica”, diz Leonardo.
 
“Esta alteração ajudará o aluno a entender os principais processos que através do tempo resultaram no atual estágio em que nos encontramos, fazendo assim com que o aprendizado seja significante”, conclui Cássia.
 
Secretaria de Comunicação Social


URL:
Imprimir Enviar esta notícia por e-mail

Permissão de uso
É permitida a utilização do material publicado neste site desde que com autorização da Secretaria de Comunicação Social.