18/12/2014 « Voltar - Mais Noticias »»
Barueri alcança a menor taxa de mortalidade infantil de sua história
clique na imagem para ampliar  
Barueri alcançou em 2013 o menor índice de moralidade infantil de sua história -
Barueri atingiu, em 2013, a menor taxa de mortalidade infantil de sua história. Segundo nova divulgação da Fundação Seade, o município teve no ano passado índice de 7,4, contra 10,5 em 2012. 
 
A taxa de mortalidade infantil é o número de óbitos de crianças de até um ano de idade por mil nascidas vivas – é um dos indicadores mais utilizados para aferir as condições de saúde e qualidade de vida da população, em especial das crianças menores de um ano. Em São Paulo, para o cálculo desse indicador, é realizada uma pesquisa pela Fundação Seade junto aos Cartórios de Registro Civil de todo o Estado, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, que por sua vez repassa as informações produzidas pelas Secretarias Municipais de Saúde.
 
Segundo o estudo da Fundação Seade, entre 5778 nascidos vivos em Barueri no ano de 2013, o município registrou 43 óbitos. Na região, Barueri também possui a menor taxa de mortalidade infantil – abaixo dos dois dígitos, a cidade acompanha apenas Pirapora do Bom Jesus, com índice de 8,4 (de 237 nascidos vivos, 2 óbitos registrados).
 
Índices
Barueri encerra 2014 confirmando importantes índices que a mantém como uma das principais cidades do País. Possui a 7ª maior economia do Estado e a 17ª do Brasil, pelo PIB do IBGE. Na região, também é a líder em geração de novas vagas de emprego, conferidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. E é a 4ª melhor cidade para investir em negócios, segundo estudo encomendado pela revista Exame à consultoria Urban Systems.
 
Um dos índices mais significativos é da Firjan, que aponta os níveis de qualidade de vida das populações de todas as mais de 5 mil cidades brasileiras. O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) é um estudo que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico em três áreas de atuação: Emprego e Renda; Educação; e Saúde. Criado em 2008, ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.
 
Barueri é o 4º melhor município em qualidade de vida no País e no estado de São Paulo, segundo o IFDM. A pontuação consolidada da cidade está em 0.9038 – quanto mais próximo de 1, maior o grau de excelência nas áreas analisadas, o que a coloca no patamar de “Alto Desenvolvimento”, segundo a Firjan (que classifica as cidades também em “Desenvolvimento Moderado”, “Desenvolvimento Regular” e “Baixo Desenvolvimento”).
 
A área de Educação é a mais forte, segundo o IFDM – pontuação de 0.9603. Na sequência, vem Saúde, com 0.9347; e Emprego e Renda, com 0.8164.
 
Barueri
Com cerca de 270 mil habitantes, Barueri possui em sua estrutura de Saúde, entre outros equipamentos: 16 unidades básicas de saúde; 5 pronto-socorros, entre eles um Pronto-Socorro Infantil; uma policlínica; Farmácia 24h; Hospital Municipal; ambulatório de especialidades; e o Centro de Saúde Funcional, único no País.
 
Na Educação, a Prefeitura de Barueri mantém mais de cem escolas, com maternais e unidades de educação infantil, de educação fundamental e de ensino médio profissionalizante.
 
Investimentos em infraestruturas urbana e social também colaboraram na equação da abertura de mais vagas de trabalho pelas empresas, atraídas pelas facilidades de mobilidade urbana e de impostos – são mais de 250 mil vagas formais de trabalho.
 
Por outro lado, a Prefeitura investe em emprego e renda na medida em que mantém cursos profissionalizantes destinados ao trabalhador desempregado que precisa se reinserir no mercado de trabalho – exemplos são os programas “Juntos Empregamos” e “Gera-Ação”.
Fotos
 
Secretaria de Comunicação Social


URL:
Imprimir Enviar esta notícia por e-mail

Permissão de uso
É permitida a utilização do material publicado neste site desde que com autorização da Secretaria de Comunicação Social.