17/12/2014 « Voltar - Mais Noticias »»
Barueri é destaque da Grande São Paulo no ranking ambiental do governo estadual
clique na imagem para ampliar  
Plantio de árvores
Barueri foi a cidade melhor colocada da região no ranking ambiental do Governo do Estado de São Paulo divulgado na quinta-feira, 11 de dezembro, em evento realizado no Palácio do Bandeirantes, em São Paulo. Através do programa “Município Verde Azul”, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente classifica as cidades paulistas de acordo com o seu desempenho na gestão ambiental. Barueri ficou em 3º lugar entre as cidades da Grande São Paulo, tendo à frente apenas Santo André e Guararema.
 
Com 73,66 pontos este ano, Barueri ocupou o 158º lugar, do total de 610 cidades avaliadas. Avançando colocações desde o início do programa, a cidadecontinua à frente da capital São Paulo e de todas as demais cidades da zona oeste da região metropolitana, como Osasco, Itapevi e Santana de Parnaíba.
 
O Programa Município Verde Azul é uma iniciativa do governo do Estado de São Paulo que desde 2008 avalia o desempenho dos municípios paulistas em 10 diretivas de gestão ambiental: esgoto tratado, gestão de resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho municipal de meio ambiente.
 
Cada diretiva tem uma pontuação que considera aspectos específicos de uma área de atuação. O Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Barueri, por exemplo, rendeu boa pontuação para a cidade na diretiva “Biodiversidade”, já que as ações de proteção da fauna silvestre foram valorizadas este ano pelo programa. A educação ambiental também é um destaque, pois Barueri conta com uma Política Municipal de Educação Ambiental, uma Sala Verde reconhecida pelo Governo Federal e uma Base Móvel de Educação Ambiental, entre outras ações na área. O Viveiro Municipal, a gestão de resíduos sólidos e a avaliação veicular também trazem boas notas para a cidade.
Fotos
 
Secretaria de Comunicação Social


URL:
Imprimir Enviar esta notícia por e-mail

Permissão de uso
É permitida a utilização do material publicado neste site desde que com autorização da Secretaria de Comunicação Social.