05/12/2014 « Voltar - Mais Noticias »»
Nunca é demais reforçar: siga as dicas para economizar água e ajudar os reservatórios
clique na imagem para ampliar  
Direcione a água da calha para baldes e reaproveite a água da máquina de lavar

Todos já sabem que não devemos lavar o quintal e a calçada, diminuir o tempo de banho, fechar a torneira ao escovar os dentes, diminuir as lavagens dos carros, mas a Prefeitura de Barueri ainda dá dicas de como melhor reaproveitar o uso da água e sua situação na cidade.

O alerta a população da cidade é para a importância da economia e preservação do bem natural chamado água. Vivemos uma severa estiagem que levou a uma diminuição drástica da quantidade de água disponível nos reservatórios. O momento é de unir esforços para que possamos passar por esse momento crítico.

O secretário de Meio Ambiente, Aparecido Pires de Castro, afirma que nesse momento deve prevalecer as ações em conjunto, pois isoladamente não surtem efeito e podem até piorar a situação.

No município, o abastecimento de água é realizado por meio de um convênio de prestação de serviços firmado entre a Prefeitura e a Sabesp. No entanto, a situação vai além do campo de ação desse convênio, já que a falta de chuvas atinge grande parte da região Sudeste do Brasil.

Em Barueri, 65% da água do abastecimento público é proveniente do sistema Cantareira, 32% do sistema Baixo Cotia e 3% do sistema isolado Aldeia da Serra. O sistema Cantareira é o que apresenta situação mais crítica, no entanto, os demais também foram atingidos pelas consequências da estiagem.

Por isso é de vital importância que todos pratiquem ações de economia e reaproveitamento da água, como exemplos:

Reaproveite a água da máquina de lavar
Além de só usar a máquina quando tiver roupa suficiente para a capacidade total reaproveite a água utilizada. Uma máquina de lavar com capacidade de 10 quilos gasta, em média, 270 litros de água! Isso se tiver apenas um enxágue. Se tiver enxágue duplo são mais 130 litros de água ralo abaixo. Essa água está em perfeitas condições de ser reutilizada na limpeza da casa, do quintal, do carro, no vaso sanitário e etc.

Lavadoras de alta pressão podem ser utilizadas com água da máquina de lavar
As lavadoras de alta pressão são mais econômicas que as mangueiras comuns e podem ser utilizadas com água reaproveitada. Ao invés de ligar a mangueira da lavadora de alta pressão na torneira coloque-a em um balde para lavar o quintal e o carro, por exemplo. Vai funcionar tão bem quanto da maneira habitual.

Reaproveite a água do banho
Além de tomar banhos rápidos e de desligar a torneira enquanto se ensaboa você ainda pode reaproveitar a água do banho! Tome banho com uma bacia ou um balde dentro do box para que toda a água utilizada caia dentro dela e você possa aproveitá-la para a limpeza do vaso sanitário.

Use um copo na escovação dos dentes
Além de não deixar a torneira ligada durante a escovação passe a usar um copo para a água do enxágue da boca. Faça o teste e percebe como você economiza água dessa forma!

Direcione a água da calha para baldes
Armazene a água de chuva, direcionado a água da calha para baldes. Em uma chuva de uma hora é possível captar mais de 200 litros de água.

Reutilize a água da higienização dos alimentos
A água utilizada para higienizar alimentos, com água ou vinagre, pode ser reaproveitada. Junte a maior quantidade de alimentos possível para higienizar de uma só vez, não há problema misturar diferentes tipos de alimentos. Depois disso você ainda pode reutilizá-la para higienizar outros alimentos, caso não passe muito tempo, em cerca de uma ou duas horas, no máximo. Depois disso ainda reutilize a água para a limpeza geral, de louças, por exemplo.

Economize louça
Além de ter cuidado para não desperdiçar água durante a lavagem das louças pense bem antes de lavar uma peça. Você pode, por exemplo, utilizar o mesmo copo ao longo do dia para beber água.

Reduza a vazão do registro e da válvula de descarga
Você pode controlar a vazão de água de suas torneiras e da válvula de descarga do vaso sanitário. Basta diminuir a vazão do registro. As descargas que funcionam com válvulas também podem ser reguladas. Basta levantar a tampa e controlar a pressão da saída da água.

Faça xixi no banho e se for trocar a água do aquário ou a água que os animais bebem reutilize-a para regar as plantas
Há muitas outras formas de economizar e reaproveitar a água. Mas estejam atentos e protejam suas famílias: somente a água tratada adequadamente para se tornar potável é segura para o consumo humano, ou seja, para beber, para a higiene pessoal e para o preparo de alimentos.

A Prefeitura de Barueri tem direcionado esforços para evitar o desperdício, através do controle de vazamentos e de ações de economia e reaproveitamento em todos os prédios públicos. Além disso, os serviços de limpeza urbana são realizados com água de reuso, que é resultante do processo de tratamento de efluentes. Também estão intensificando as campanhas de mobilização e orientação à população.

Faça a sua parte. A água é um bem comum. Somente com atitudes em conjunto poderemos obter resultados.

Fotos
 
Secretaria de Comunicação Social


URL:
Imprimir Enviar esta notícia por e-mail

Permissão de uso
É permitida a utilização do material publicado neste site desde que com autorização da Secretaria de Comunicação Social.