03/12/2014 « Voltar - Mais Noticias »»
Secretaria da Mulher realiza Chá Lilás na Semana do Laço Branco
clique na imagem para ampliar  
O “Chá Lilás” tem como objetivo promover uma reflexão sob a busca pela igualdade

A Secretaria da Mulher de Barueri realiza no dia 4 de dezembro mais uma edição do “Chá Lilás”, com o tema “Semana do Laço Branco, protegendo os direitos das Mulheres”. O evento será realizado às 15 horas na Biblioteca João Galdino de Oliveira na avenida Luiza Barbosa Silveira Bueno, 46, no jardim Silveira.

O “Chá Lilás” tem como objetivo tratar os temas das diretrizes do Plano Nacional de Políticas Para as Mulheres, e promover uma reflexão sob a busca pela igualdade de direitos e autonomia.

Sobre a Semana do Laço Branco
No dia 6 de dezembro de 1989, um homem de 25 anos (Marc Lepine) entrou armado na Escola Politécnica de Montreal, no Canadá. Em uma sala de aula, ele ordenou que os homens (aproximadamente 50) se retirassem. Assassinou 14 mulheres e depois saiu atirando pelos corredores e outras dependências da escola, gritando “Eu odeio as feministas”.

Desta forma, ele matou 14 estudantes, todas mulheres. Feriu ainda 14 pessoas, das quais 10 eram mulheres. Depois suicidou-se. Com ele, foi encontrada uma carta que continha uma lista com nomes de 19 feministas canadenses que ele também desejava matar e na qual ele explicitava a motivação de suas ações, em suas palavras: “mandar de volta ao Pai as feministas que arruinaram a sua vida”.

O crime, que ficou conhecido como o “Massacre de Montreal”, mobilizou a opinião pública daquele país, gerando amplo debate sobre as desigualdades entre homens e mulheres e a violência gerada por esse desequilíbrio social. Assim, um grupo de homens canadenses decidiu organizar-se para dizer que existem homens que cometem a violência contra a mulher, mas existem também aqueles que repudiam essa violência. Eles elegeram o laço branco como símbolo e adotaram como lema: jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência.

As inscrições para o Chá Lilás podem ser feitas antecipadamente ou no dia do evento. Informações: 4706-4046 ramal 251.

 
Secretaria de Comunicação Social


URL:
Imprimir Enviar esta notícia por e-mail

Permissão de uso
É permitida a utilização do material publicado neste site desde que com autorização da Secretaria de Comunicação Social.