30/10/2014 « Voltar - Mais Noticias »»
Vacinação contra raiva animal em Barueri vai até 26 de novembro
clique na imagem para ampliar  

Em Barueri, cães e gatos devem ser vacinados contra a raiva animal até o dia 26 de novembro. Iniciada na segunda-feira, 13 de outubro, a campanha percorrerá todos os bairros da cidade, em postos montados em praças, ruas, escolas, igrejas, entidades sociais e unidades básicas de saúde.

 

Para saber o posto de vacinação mais próximo de sua casa, o dono do animal de estimação deve entrar em contato com a Vigilância Sanitária de Barueri, pelo telefone 4199-3180, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Faixas distribuídas pela cidade também informam dias e locais em que os postos estarão montados.

 

Meios de transmissão e tratamento

A raiva é uma doença viral que afeta o sistema nervoso central dos mamíferos, passando posteriormente para as glândulas salivares, de onde se multiplica e propaga.

 

A transmissão do animal infectado ao humano se dá através de mordidas, arranhões, lambidas em feridas e mucosas. Portanto, em caso de agressão animal, é necessário que a pessoa de imediato lave o local afetado com água e sabão, e procure imediatamente orientação médica.

 

A pessoa mordida pelo animal infectado deverá fazer o tratamento mesmo antes dos resultados dos exames. É importante salientar que, uma vez manifestados os sintomas de raiva no humano, o tratamento é ineficaz, e a doença pode levar a pessoa à morte.

 

Sintomas

Mudança de hábitos e/ou comportamento (o animal passa a se esconder ou agir de maneira diferente do usual); agressividade; salivação (o animal baba muito); paralisia; hipersensibilidade no local de mordedura; e latidos e uivos agudos.

 

Nem todo cão ou gato que saliva (baba) está com raiva. Nem todo animal agressivo possui a raiva. Na maioria das vezes, a agressividade como único sintoma é um problema apenas comportamental, como cães medrosos, dominantes ou traumatizados por apanhar.

 

Para saber o posto mais próximo de sua casa, ligue para: 4199-3180.

Fotos
 
Secretaria de Comunicação Social


URL:
Imprimir Enviar esta notícia por e-mail

Permissão de uso
É permitida a utilização do material publicado neste site desde que com autorização da Secretaria de Comunicação Social.