15/10/2014 « Voltar - Mais Noticias »»
Vacinação contra raiva animal em Barueri vai até 26 de novembro
clique na imagem para ampliar  
Campanha de Vacinação antirrábica vai até 26 de novembro

Em Barueri, cães e gatos devem ser vacinados contra a raiva animal até o dia 26 de novembro. Iniciada na segunda-feira, 13 de outubro, a campanha percorrerá todos os bairros da cidade, em postos montados em praças, ruas, escolas, igrejas, entidades sociais e unidades básicas de saúde.

 

Para saber o posto de vacinação mais próximo de sua casa, o dono do animal de estimação deve entrar em contato com a Vigilância Sanitária de Barueri, pelo telefone 4199-3180, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Faixas distribuídas pela cidade também informam dias e locais em que os postos estarão montados.

 

Meios de transmissão e tratamento

A raiva é uma doença viral que afeta o sistema nervoso central dos mamíferos, passando posteriormente para as glândulas salivares, de onde se multiplica e propaga.

 

A transmissão do animal infectado ao humano se dá através de mordidas, arranhões, lambidas em feridas e mucosas. Portanto, em caso de agressão animal, é necessário que a pessoa de imediato lave o local afetado com água e sabão, e procure imediatamente orientação médica.

 

A pessoa mordida pelo animal infectado deverá fazer o tratamento mesmo antes dos resultados dos exames. É importante salientar que, uma vez manifestados os sintomas de raiva no humano, o tratamento é ineficaz, e a doença pode levar a pessoa à morte.

 

Sintomas

Mudança de hábitos e/ou comportamento (o animal passa a se esconder ou agir de maneira diferente do usual); agressividade; salivação (o animal baba muito); paralisia; hipersensibilidade no local de mordedura; e latidos e uivos agudos.

 

Nem todo cão ou gato que saliva (baba) está com raiva. Nem todo animal agressivo possui a raiva. Na maioria das vezes, a agressividade como único sintoma é um problema apenas comportamental, como cães medrosos, dominantes ou traumatizados por apanhar.

 

PARA SABER O POSTO MAIS PRÓXIMO DE SUA CASA, LIGUE PARA: 4199-3180

Fotos
 
Secretaria de Comunicação Social


URL:
Imprimir Enviar esta notícia por e-mail

Permissão de uso
É permitida a utilização do material publicado neste site desde que com autorização da Secretaria de Comunicação Social.