07/10/2014 « Voltar - Mais Noticias »»
Com programa “Cuida Bem Barueri”, Prefeitura estimula participação popular
clique na imagem para ampliar  
Equipe de manutenção de áreas verdes trabalhando no Centro

Através da Secretaria de Serviços Municipais (SSM), a Prefeitura de Barueri executa serviços diários essenciais ao espaço urbano como limpeza de ruas, conservação de praças, reparos no asfalto, manutenção de bueiros e coleta de lixo.

 

Implantado há sete meses pela Secretaria de Serviços Municipais (SSM), o programa “Cuida Bem Barueri” permite que a Prefeitura de Barueri compartilhe com a população o zelo pela cidade.  

 

Mesmo reconhecendo sua responsabilidade de poder público, a Prefeitura entende que todos podem contribuir com a tarefa de cuidar da cidade. Cada vez mais a área de zeladoria urbana é relacionada ao bem estar dos habitantes. Uma via suja, com entulhos e mal iluminada pode, por exemplo, ser um local propício à criminalidade.  

 

Com o logo do programa exposto nas viaturas e caminhões da SSM, e também nas placas que sinalizam os locais onde os colaboradores fazem a manutenção, o “Cuida Bem Barueri” tornou-se símbolo de qualidade de vida. Pequenas atitudes são incentivadas para manter a cidade limpa, com base em pilares como educação ambiental e sustentabilidade.

 

Como a população pode ajudar?

A população de Barueri pode contribuir na conservação da cidade aproveitando programas e canais de comunicação já existentes.

 

APP Barueri

Através do aplicativo gratuito para telefone celular APP Barueri, o cidadão pode reportar à Prefeitura qualquer anomalia que encontrar pela cidade. O sistema permite o envio de fotos e o acompanhamento das providências tomadas pelo poder público.   

 

Linha SOS Verde

Ações contra o meio ambiente como destinação irregular de lixo, desmatamento e existência de terrenos abandonados podem ser denunciadas de forma gratuita e sigilosa pela Linha SOS Verde, no telefone 0800-771-9919. O serviço funciona nos dias úteis, das 8 às 17 horas.

 

Ganha Tempo

De fácil acesso e com horário de atendimento das 7 às 19 h (além dos sábados, das 7 às 13h), o Ganha Tempo Municipal (localizado na avenida Henriqueta Mendes Guerra, 550 – Centro) funciona como um shopping de serviços e de utilidades. O espaço também recebe solicitações de serviços executados pela SSM como retirada de terra, tapa-buraco, retirada de entulho ou de lixo, limpeza e manutenção de bocas de lobo, trâmites de feira livre e de banca de jornal e serviços funerários. O telefone é 4199-1333.

   

Coleta seletiva

Em Barueri o caminhão da coleta seletiva percorre 100% do território do município. Basta separar os materiais recicláveis do lixo comum (restos de comida, folhas, galhos, lixo de banheiro e fraldas descartáveis) e colocá-los em frente à residência no dia da coleta no bairro. Para saber o dia que o caminhão passa na sua rua, ligue para 4162-7300 (ramais 129 e 130) ou acesse o portal eletrônico de Barueri (www.barueri.sp.gov.br).   

 

Recolhimento de entulho

A Prefeitura também oferece à população o serviço gratuito de coleta de resíduos de construção civil de residências. A retirada de entulho atende quinzenalmente todos os bairros da cidade, até o limite máximo de um metro cúbico de material por coleta. A programação com as datas e os bairros pode ser obtida no telefone 4162-7300 (ramais 129 e 130) ou no portal de Barueri.

 

Cata-Cacareco

A cada 15 dias o caminhão do Cata-Cacareco da SSM visita cada bairro para retirar gratuitamente móveis velhos como sofás, cadeiras, mesas, armários e outros itens. A programação também está disponível por telefone e pela internet.

 

Contato

A SSM está instalada na estrada Velha de Itapevi, 2.627 – Jardim Tupan, e o telefone para contato é 4162-7300. Para informações sobre educação ambiental ligue na Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente no telefone 4199-1500.   

Fotos
 
Secretaria de Comunicação Social


URL:
Imprimir Enviar esta notícia por e-mail

Permissão de uso
É permitida a utilização do material publicado neste site desde que com autorização da Secretaria de Comunicação Social.