03/09/2014 « Voltar - Mais Noticias »»
Guarda de Barueri recebe armamentos e veículos do Governo Federal
clique na imagem para ampliar  
Pistola de choque e, ao fundo, veículos cedidos pelo Governo Federal

Através do programa “Crack, é possível vencer”, a Guarda Civil Municipal de Barueri recebeu do Governo Federal veículos e armamentos não letais para auxiliar no enfrentamento ao tráfico de entorpecentes. As viaturas e o material foram apresentados em coletiva de imprensa na terça-feira, 2, na Secretaria dos Assuntos de Segurança.

 

A corporação foi contemplada com dois automóveis do modelo Voyage, duas motocicletas XRE 300, um microônibus adaptado para base de monitoramento, 50 armas de condutividade elétrica (pistolas de choque do tipo Spark) e 150 espargidores de agente lacrimogêneo (gás e gel de pimenta).

 

“Posteriormente vamos receber mais 150 espargidores e 20 câmeras de videomonitoramento”, informou o secretário dos Assuntos de Segurança, Gilberto Pereira de Brito. “Só estamos aguardando o termo de doação destes veículos para licenciá-los e colocá-los na rua.”

 

O secretário ressaltou a importância da nova postura da Prefeitura de Barueri em buscar convênios com a União e com o Estado. “A cidade tem grande capacidade de investimento, mas estas parcerias são recursos que estão disponíveis. Se também somos brasileiros e temos esse direito, não se deve abrir mão, basta assumirmos algumas contrapartidas”, explicou. 

 

Crack, é possível vencer

De autoria do Governo Federal o programa “Crack, é possível vencer” tem o objetivo de promover atenção integral a usuários de crack e de outras drogas, e também de combater o tráfico de drogas. O programa é estruturado em três eixos: Prevenção, Cuidado e Autoridade.

 

Barueri aderiu ao programa em março de 2013 e criou um comitê intersetorial que envolve as secretarias municipais de Educação, Governo, Promoção Social, Segurança e Saúde.  Este grupo analisou quais incentivos o programa “Crack, é possível vencer” poderia oferecer a Barueri e iniciou as tratativas para angariar aportes nas áreas de assistência social, saúde e segurança.

 

Para a coordenadora do comitê barueriense Julia Bernardo, o programa estimula a efetivação e a ampliação de políticas públicas já existentes. “O grande avanço é podermos discutir em conjunto a forma de atuação na área de álcool e outras drogas. Esta questão não é um problema só de segurança, é de saúde, de educação e de assistência social. E existem ações e equipamentos previstos pelo programa para estas áreas”, relatou a gestora de projetos da Coordenadoria da Juventude e Políticas sobre Drogas, da Secretaria de Governo.  

 

Em relação a locais de cuidado Barueri já possui o Caps ad (Centro de Atenção Psicossocial – álcool e droga) e pretende ampliá-lo para funcionar 24 horas por dia. Na área de saúde haverá o Consultório de Rua, que prestará atendimentos médicos de baixa complexidade. Guardas municipais já estão participando de oficinas e capacitações sobre o tema.    

 
Secretaria de Comunicação Social


URL:
Imprimir Enviar esta notícia por e-mail

Permissão de uso
É permitida a utilização do material publicado neste site desde que com autorização da Secretaria de Comunicação Social.