28/08/2014 « Voltar - Mais Noticias »»
Setembro Verde mostrará valorização da arborização urbana de Barueri
clique na imagem para ampliar  

A Prefeitura de Barueri irá promover durante todo o mês de setembro intensa mobilização de valorização da arborização urbana, para incentivar a população a plantar e proteger as árvores da cidade. A campanha “Setembro Verde”, organizada pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente, irá intensificar a doação e o plantio de mudas no período de 1º a 21 de setembro, com a participação dos servidores municipais e da sociedade civil. Eventos, ações nas redes sociais e “Árvores Falantes” nos parques da cidade também integram as atividades da campanha.

 

O objetivo é despertar nas pessoas a responsabilidade pelo cuidado com as árvores. As árvores prestam serviços ambientais vitais para a população. Nas ruas e praças elas equilibram o clima local e trazem proteção contra a poluição. Já nas florestas da cidade elas preservam a segurança ambiental, equilibra a umidade do ar e garante a disponibilidade de água. Representam também refúgio para animais silvestres e protegem as encostas de desmoronamentos. Ou seja, são essenciais para que a vida na cidade seja viável.

 

Barueri mantém ao longo do ano ações integradas para proteger esse patrimônio ambiental. No Viveiro Municipal a cidade produz cerca de 15 mil mudas por ano, que são utilizadas em um trabalho permanente de plantio e manutenção. O munícipe também pode fazer a sua parte ao participar do programa “Adote uma Árvore”, pelo qual pode solicitar a doação de mudas e o plantio de árvores na calçada gratuitamente. E para garantir a continuidade desse trabalho a Secretaria de Meio Ambiente também está trabalhando na elaboração do Plano Municipal de Arborização Urbana e do Plano Municipal de Mata Atlântica.

 

Campanha Setembro Verde

 

"Árvores Falantes"

As “Árvores Falantes” são estruturas com sensores de presença e gravação de voz, colocadas em frente a árvores previamente escolhidas. Os sensores disparam mensagens sobre a importância das árvores e o cuidado que devemos ter com elas cada vez que alguém se aproxima. Serão colocadas 10 árvores falantes a partir do dia 1º de setembro, sendo cinco no Parque Ecológico do Tietê e cinco no Parque Municipal Dom José.

 

Distribuição de mudas de árvores para a população

Serão distribuídas mudas grandes, com no mínimo 1,0 m de altura, gratuitamente para a população, nas seguintes datas e locais:

 

- Feira Noturna: dias 2, 9 e 16 de setembro, das 18 às 23 horas

End: Avenida Guilherme P. Guglielmo, 1000, Centro.

 

- Feirarte:dias 6, 13 e 20 de setembro, das 9 às 18 horas, no Bulevar Central

End: Av. Henriqueta Mendes Guerra, Centro.

 

- Feira EcoSolidária: dia 13 de setembro, das 10 às 14 horas no Pq. Municipal Dom José

End: Rua Angela Mirella, 500 – Jd. Boa Vista.

 

- Base Móvel de Educação Ambiental: a base móvel irá distribuir mudas para a população nas mesmas datas e locais nos quais serão realizados os plantios ao longo de todo o mês.

 

Interação via Internet

Divulgação da campanha “Setembro Verde” via Facebook, através da hashtag da campanha #euplantei, incentivando “posts” nas redes sociais no momento da doação ou plantio de árvores. Hashtags são compostas por palavras-chaves sobre determinados assuntos em questão, que viram hiperlinks dentro da rede, indexáveis pelos mecanismos de busca. Sendo assim, outros usuários podem clicar nas hashtags ou buscá-las em mecanismos como o Google, para ter acesso a todos que participarem da discussão.

 

Plantios de mudas

Serão convidados servidores da Prefeitura que irão executar o plantio nos órgãos municipais e áreas públicas. Já para o plantio de encerramento da campanha, que será realizado no dia 21/09 no Parque Ecológico do Tietê, toda a população será convidada a participar.

 

A abertura da Campanha será um plantio de 30 mudas, no Parque da Maturidade. Entre os dias 1º e 21 de setembro, será feito ao menos um plantio por dia, em locais previamente agendados. O plantio será organizado pela Secretaria de Meio Ambiente e executado pelos servidores dos órgãos municipais.

 

Já o encerramento, realizado no dia 21, Dia da Árvore, será feito um plantio no Parque Ecológico do Tietê com a participação da população, às 10 horas.

Fotos
 
Secretaria de Comunicação Social


URL:
Imprimir Enviar esta notícia por e-mail

Permissão de uso
É permitida a utilização do material publicado neste site desde que com autorização da Secretaria de Comunicação Social.